Cinco dicas para manter a concentração nas provas

O nervosismo é, por vezes, determinante no desempenho dos candidatos.

É muito comum que, no dia de prestar a prova do concurso, o candidato esteja nervoso e ansioso, mas é preciso ter cuidado. Todo esse nervosismo pode fazer com que o desempenho dele caia, por isso é necessário estar atento e manter a concentração na prova.

Veja cinco dicas para não se perder durante a aplicação da prova.

1 - Comece com as provas que tem mais domínio.

Os candidatos contam com algumas horas para resolver todas as questões e, por isso é importante manter a calma. Comece com a matéria que você domina mais, com a mente sem muito estresse sua probabilidade de acertar mais questões são inúmeras.

2 - Leia com atenção e calma.

É importante ter calma e atenção. Durante as provas, o estudante precisa estar atento ao que lê, para não ser pego nas pegadinhas.

A maior taxa de erros, muitas da vezes, não está na falta de conhecimento, mas na dificuldade dos candidatos em interpretar. Leia quantas vezes forem necessárias e rabisque as palavras chaves como NÃO, INCORRETO, etc. Assim, você se lembrará sobre o que a questão está cobrando e evitará marcar por impulso.

3 - Deixe as questões que você não sabe para o final.

Depois de fazer as provas das matérias que tem mais domínio, faça as que tem mais dificuldade no final. As chances de bater desespero quando se perde muito tempo nas questões são altas, por isso é importante deixar as questões mais complexas por último.

4 - Não olhe para os outros, faça o seu!

O tempo do outro não determina o seu. Para tudo na vida as pessoas tem um tempo diferente, então respeite o seu. Sempre tem as pessoas que acabam as provas rapidamente, dando a entender que a prova estava muito fácil, mas nem sempre.

Você tem uma certa quantidade de horas para realizar sua prova e pode entrega-la em seu horário limite, sempre problemas. Imagine que está fazendo a prova sozinho e evite distrações. Concentre-se em você e na sua prova.

5 - Atenção com o gabarito.

Se a realização das provas já nos cobra atenção, o preenchimento do gabarito nos pede o dobro. Uma questão marcada errada pode ser o que te separa da sua aprovação.

Tenha paciência ao passar as respostas para o gabarito e estipule um tempo para isso, não deixe para fazê-lo quando faltarem apenas 10 minutos para entregar a prova.

Ao começar a preencher o gabarito, foque apenas nisso, evite olhar para o lado, para o colega ou para o relógio. Faça o seu, no seu tempo.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos