Aprenda a montar um ambiente de estudos adequado em casa

A rotina de estudos para concursos públicos é, por vezes, exaustiva e encontrar um ambiente adequado em casa é imprescindível para bons resultados.

Ficar atento aos concursos públicos em aberto, às vagas disponíveis, ao conteúdo programático... tudo isso, claro, é importante, pois é a base para um bom resultado na hora da prova.

Mas, como devemos nos preparar de fato? Como ter um bom rendimento na hora de estudar ao longo dos dias até a realização da prova? Você já se parou para pensar se seus estudos são realizados em um ambiente propício para o aprendizado?

Estar em um ambiente organizado e preparado para os estudou é fundamental para obter esse bom rendimento. Veja a seguir dicas infalíveis para ter mais aproveitamento na preparação.


Organização

É importante definir o melhor espaço em casa para ser utilizado para os estudos, nessa hora alguns aspectos são importantes de serem avaliados: uma boa luz, não ter ruídos que desviem sua atenção, ou seja, fique longe da TV ou de um lugar onde tenha intensa circulação de pessoas.

Além disso, é importante identificar o horário em que o seu rendimentos nos estudos é mais proveitoso.

Fique confortável


Depois de encontrar o melhor espaço é preciso equipá-lo de forma que fique confortável, já que você passará várias horas do dia nesse ambiente. Para isso, se puder, invista em uma boa cadeira e mesa de estudos.

Ou improvise: use a criatividade para deixar o seu ambiente de estudos o mais confortável possível. Além de aumentar o seu rendimento, esses pequenos detalhes poderão ajudar a evitar lesões na coluna. Além de estudar, é necessário se cuidar.

Iluminação

A depender da intensidade da luz, o rendimento do estudante pode aumentar ou diminuir. Por isso, é importante uma luz adequada para ajudar na sua concentração.

Caso estude durante o dia, a luz do sol é ótima para o desempenho por ser uma luz natural. Caso o seu horário de estudos seja a noite, deixe as luzes acesas.

Apenas a luz do computador ou uma pequena luminária não serão suficientes. É necessário que todo o ambiente em que você está inserido esteja iluminado. Além de motivado, a saúde dos seus olhos agradece!

Organize seu espaço

Ter um cronograma de atividades, bem como manter seu ambiente de estudos bem organizado, ajuda a motivar o seu dia e aumentar o seu rendimento.

Em ambiente físico não é aconselhável manter papeis, livros, caneta, borracha espalhados de forma aleatória. Sempre que terminar os estudos, tire um tempo para colocar tudo em ordem para o dia seguinte.

Ter tudo ao seu alcance em local adequado poupa o seu tempo na hora de estudar. A organização do ambiente de estudos não se limita apenas ao ambiente físico. Em seu computador, é interessante ter uma boa organização de pastas com os seus materiais anotados, livros online, vídeo aulas, etc.

Na hora de fazer um lanche, nada de deixar restos de comida em cima da mesa de estudos, deixe seu ambiente sempre limpo e organizado.

Planeje o seu tempo

Assim como no trabalho temos tarefas a serem realizadas, também na hora de estudar precisamos estipular metas e objetivos diários. Por isso, faça um cronograma sobre qual assunto estudar em determinados dias, estipule um objetivo alcançável. Assim, concluirá todo o conteúdo programático do seu concurso e ainda restará tempo suficiente para fazer uma boa revisão.

Estipule seu tempo diário de estudos, o horário em que ele será realizado. Defina sua rotina e faça desse momento um compromisso com você mesmo. Dê o seu melhor.

Motive-se

Sabemos que a rotina do dia-a-dia é estressante por si só. E se não tivermos controle sobre o nosso cérebro e pensamentos podemos nos autossabotar.

Por isso, esteja sempre perto de pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu, que te desafie, que te auxilie. Além disso, procure sempre por histórias de sucesso em concursos, pessoas que tinham tudo para desistir do sonho, mas que ainda assim, com poucos recursos, conseguiram a tão sonhada aprovação.

Esteja com a mente sã, e lembre-se sempre do objetivo maior de tantas renúncias ao longo da vida. Não deixe que o dia estressante no trabalho ou na escola sejam determinantes para o seu mau desempenho.

Distrações

A vida para o estudante que se dedica aos concursos públicos não é fácil. É um caminho cheio de renúncias e tentações. Por isso, é preciso manter o foco e respeitar o cronograma pré-estabelecido para o seu estudo.

Evite TV fora de hora, jogos, conversas paralelas, redes sociais. Hora de estudar deve ser apenas hora de estudar.

Controle o uso do celular

Esse é um acessório completamente dispensável na hora de estudar. O celular é, neste caso, uma grande fonte de distração. Sendo assim, no período em que se dispuser a estudar, apenas estude.

Apesar de existirem tantos aplicativos que ajudam nos estudos, muita gente se dispersa com as notificações e é preciso sabedoria para utilizá-lo como ferramenta.

Deixe o celular no modo avião, com a internet desligada ou apenas o mantenha longe. O período que se passa mexendo no celular, se não for controlado, pode durar o dia todo sem nem perceber.

Adapte o seu ambiente ao seu estilo de vida. Estude até passar.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos