Resumo para Concursos: O que é Compliance

Revise o que você já sabe sobre Compliance, um assunto recorrente em muitos concursos públicos.

Uma das formas de gestão empresarial mais relevante no mundo dos negócios é o Compliance, a conhecida cultura anticorrupção.

A corrupção tem sido assunto frequente na mídia há algum tempo, tanto no que se refere ao contexto brasileiro, quanto internacional. Esse mal está presente em diversos segmentos, principalmente no econômico.

Além disso, diversas empresas e governos têm sua imagem e reputação totalmente fragilizadas por envolvimento em atos corruptos.

Nesse contexto, a melhor postura que uma empresa pode adotar é o compliance, o qual deve estar presente no cotidiano da mesma, independente do seu porte.

O compliance tem por objetivo gerar valor à empresa e assegurar a sua sobrevivência no mercado. Tal pratica surge como impacto positivo, principalmente financeiro, pois previne prejuízos causados por:

- Ausência de normas;

- Falta de ferramentas de prevenção;

- Falhas na gestão;

- Falta de um sistema de informações.

Conceito

O conceito de compliance tem origem na língua inglesa, especificamente no verbo “to comply”, que significa estar de acordo com regras.

O compliance então tem correlação direta com a conduta que a empresa adota ante as normas que a ela são cabíveis. 

De forma resumida, o conceito de compliance pode ser: estar atento e em conformidade com os instrumentos legais pertinentes ao negócio. Sendo assim, o conceito de compliance abrange: regras, políticas, controles internos e controles externos.

A partir do momento em que a empresa encontra-se adequada ao compliance, todas as atividades que ela exerce estarão em conformidade com as regras a ela aplicáveis.

Para que seja efetivamente aplicado, todos devem estar alinhados ao compliance, incluindo todos os seus fornecedores.

Suporte da alta administração

O suporte da alta administração tem importante função na cultura do compliance, pois deve ser o principal suporte no sistema.

Um erro muito comum é a empresa adotar um sistema anticorrupção, mas que não vale para as pessoas que ocupam os cargos mais relevantes da empresa.

Código de conduta

Após aderir o sistema compliance na empresa, é de suma importância que seja elaborado um código de conduta empresarial.

Tal documento deve estabelecer regras e valores empresariais, assim como deve ser de conhecimento e prática de todos os envolvidos no negócio.

Controles internos

No compliance os controles internos são fundamentais, pois garantem que a empresa consiga superar seus obstáculos sem a ajuda de terceiros.

A empresa deve estabelecer um cronograma de controle interno, que deve ser realizado por no mínimo uma vez por mês.

Treinamento

Para que toda a empresa esteja alinhada com seus objetivos, é importante que os envolvidos passem por treinamentos. Além dos assuntos inerentes a empresa em si, os treinamentos também envolvem o desempenho profissional.

Comunicação

Contudo, outro aspecto fundamental do compliance é a comunicação da empresa, a qual deve ocorrer de forma contínua e estratégica. A comunicação envolve: setores, colaboradores, administração, fornecedores e demais envolvidos no mesmo ambiente.

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