Dicas para estudar mesmo com pouco tempo disponível

Pouco tempo disponível não deve ser desculpa para não haver nenhum estudo. Aprenda a otimizar o seu tempo.

Os dias vão passando e vocês sempre se vê procrastinando o início dos estudos por ‘não ter tempo’. Parece ser sempre uma hora ruim, né? E sempre será se você não definir metas e objetivos para sua vida.

São muitas as atribulações ao longo do dia, a rotina as vezes nos sufoca mesmo, mas tudo é questão de prioridade. Então aprenda a aproveitar o seu tempo e incluir um momento para se dedicar aos estudos.

Organize o seu tempo

Desenhe em um caderno mesmo, quais as tarefas diárias você tem para cumprir e identifique onde existem brechas que podem ser preenchidas. Por exemplo: trabalho o dia todo e chega em casa por volta das 18h. Sendo assim, tire pelo menos duas horas, estude das 19h às 21h. Ou qualquer outro horário que lhe for compatível. Aprender a organizar o tempo e determinar como ele será ‘gasto’ é primordial. Torne o seu dia mais produtivo.

Crie uma rotina

Após organizar o seu tempo, é necessário criar a rotina de estudos. Elas são fundamentais para quem tem pouco tempo de estudar, pois te farão manter o foco e possibilitar que o objetivo seja alcançado.

Quando se estuda um dia sim, outro não ou pior ainda: quando der vontade... será difícil sentar e estudar. Por isso, organize sua agenda e tempo para que estudar seja hábito.

Evite distrações

São vários os percalços encontrados quando o objetivo é estudar. Redes sociais, amigos, família, TV, etc. São vários os entraves que podem prejudicar a sua rotina, sendo assim cuide ao máximo para não se deixar distrair por estes ou outros meios.

A dica é conversar com sua família sobre o seu objetivo e a necessidade da ajuda dele naquele momento de estudos. Lembre-se da importância do foco e da constância.

De nada adianta destinar duas horas para o estudo se a cada 10 você dá aquela conferida no celular. Outra dica é deixar o smartphone desligado.

Pausas estratégicas

Se, durante a semana, é impossível destinar algum momento do dia para o estudo e, você concentrar apenas aos sábados e domingos, aprenda a realizar pausas estratégicas. É humanamente impossível estudar durante todo o sábado, então tire 15 minutos para checar as redes sociais, preparar um lanche, bater um papo com alguém da família, etc. Essas pausas vão dar um oxigênio aos seus estudos.

Mantenha o foco

Com uma rotina estressante é de fato muito difícil conseguir manter o foco, mas é necessário. Para isso, é importante lembrar sempre dos objetivos pleiteados: a aprovação no concurso público e, com ela a estabilidade financeira. Todas as vezes que o cansaço e as distrações o dia a dia tentarem desviar seu foco, lembre-se das recompensas que virão após ter conseguido seu objetivo. Mantenha o foco!

Faça anotações

É imprescindível que você, enquanto estiver estudando, faça anotações sobre os assuntos. São essas anotações sobre os temas mais importantes e com suas dúvidas, que irá fazer você poupar tempo em ficar sempre voltando todo o assunto, volte apenas nos mais importantes e nas suas principais dúvidas.

Priorize as matérias e conteúdo que mais precisam ser estudados

Sempre existem assuntos e matérias que demandam mais tempo e energia, principalmente àquelas que temos dificuldades. Assim sendo, priorize as suas dificuldades, com pouco tempo disponível para estudo é importante focar nos conteúdos que mais serão cobrados.

Pratique

Essa é parte fundamental para fixação do conteúdo e para aprender de fato a lidar com as questões dos concursos: praticar. Resolver questões é o que será o diferencial na sua preparação. Estude questões que a banca do seu concurso costuma cobrar, provas anteriores do seu concurso.

Ainda mais com pouco tempo para estudar, resolver questões vai te fazer assimilar todo o conteúdo, além de fazer aprender como a banca cobra os assuntos do edital.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos