5 fatores decisivos para aumentar o seu desempenho

Fique atento a sua rotina de estudos, para que os seus métodos sejam eficazes.

A rotina de quem estuda para concursos públicos é muito intensa. Com a grande quantidade de conteúdos que o estudante precisa dar conta, acaba gerando uma ansiedade pela expectativa de terminar o conteúdo a tempo. Com isso, as pessoas deixam fatores importantes de lado, para direcionar suas energias apenas para ver o conteúdo.

Aqui não queremos dizer que estudar não é o melhor caminho. Apenas vamos apontar alguns fatores que também precisam estar de acordo. Somos um conjunto e precisamos estar como um todo em sintonia.

1 - Cuide do seu estado emocional

O bem estar emocional tem influência em todas as áreas das nossas vidas. Por isso é importante aprender a cuidar das emoções. É com esse controle que você vai conseguir, no dia da prova, ter serenidade sobre ela, além de melhorar toda a etapa de preparação para realizar o concurso. Quem tem pressa e se desespera nas provas pode não ter o seu desempenho satisfatório.

A angústia, o medo e a ansiedade são sentimentos que podem atrapalhar a sua preparação e o dia da prova. Por isso, não trate a sua rotina como algo pesado e penoso, tenha em mente o objetivo que pretende alcançar e faça da rotina algo prazeroso e lembre que é o meio de conquistar o seu objetivo.

Lembre-se que quando algo não vai bem na vida como um todo, seja no trabalho, nas amizades, nos relacionamentos, etc. Isso pode acarretar um mau desempenho no seu desenvolvimento enquanto estudante e as vezes você nem percebe. Esteja atento e, se necessário procure ajuda de psicólogos. A saúde mental é coisa séria.

2 – Faça exercícios físicos

A prática de atividade física vai te proporcionar o descanso mental. Através dele, todo o estresse acumulado será dispersado, além disso aumentará a sua disposição e o poder de concentração na hora dos estudos. Exercite-se!

3 - Descanso físico

O descanso é fundamental para assimilar o conteúdo. O cansaço mental e físico só vão gerar dificuldades na concentração na hora da sua prova, portanto descanse bem e alimente-se de forma saudável. Além disso, tenha uma boa noite de sono. Todo esse descanso e cuidado irá te ajudar a passar quatro horas ou mais realizando sua prova.

4 – Não desista

Quando obtiver algum resultado fora do esperado, faça desse momento um recomeço. Entenda que os tropeços no caminho são inevitáveis, existe a inexperiência, o nervosismo e tantos outros fatores que podem alterar o seu desempenho.

Lembre-se que a cada novo recomeço você não estará mais no ponto de partida, estará sempre um degrau a mais para conquistar o seu objetivo.

Um mau resultado pode ser o impulso que faltava para a sua aprovação. Faça diferente da última vez, utilize de outros meios para estudar, agregue conhecimento.

5 - Resolva questões

As provas muitas vezes vem com muitas pegadinhas e, por isso, além de estudar e dominar o conteúdo é importante conhecer a empresa que organiza o concurso para saber como ela cobra o conteúdo. Muitas questões, em uma primeira vista, parecem simples, mas são complexas por induzir o candidato ao erro.

Exercite, conheça bem os estilos das bancas para não ser pego de surpresa. Além de conhecer a banca através das suas questões, essa será uma excelente forma de revisar o conteúdo estudado.

Com essas cinco dicas você já tem condições de melhorar ainda mais a sua rotina de estudos e estar mais perto da sua aprovação. Além de estudar, cuide desses fatores para aumentar sua produtividade e assertividade na preparação para o concurso

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos

Especial Concurso BB

Veja mais »