Como lidar com a ansiedade

Da próxima vez em que você se encontrar numa situação que provoque ansiedade, considere as seguintes sugestões práticas para lidar melhor com ela.

Uma prova, uma avaliação de desempenho, receber o resultado de um exame, uma entrevista de emprego, um primeiro encontro, são situações onde a ansiedade está presente nos preparando para o que vem pela frente: o desconhecido, o desafiador, o novo. E por isso mesmo é entendido pelo cérebro como algo perigoso e ameaçador gerando estresse e ansiedade.

Da próxima vez em que você se encontrar numa situação que provoque ansiedade, considere as seguintes sugestões:

  • Em primeiro lugar, PARE

Quando estamos ansiosos, tudo se acelera: o coração, os pensamentos e a respiração aceleram. Isso dificulta executar as tarefas que temos pela frente. Por isso, ao perceber os primeiros sinais de aceleração, pare. Simplesmente pare de fazer o que está fazendo por um momento.

  • Observe os seus SENTIDOS

Ao parar o que está fazendo, foque no ambiente com seus cinco sentidos: os aromas, os ruídos, os sabores, suas roupas tocando sua pele, a temperatura, os objetos em cima da mesa. Nomeie mentalmente o que você está vendo, ouvindo etc. Observe seu mundo ao redor e respire profundamente. Com isso, você se reconecta com o momento presente. 

  • Troque por uma tarefa mais SIMPLES

Aproveite o momento de pausa para fazer outra coisa, alguma coisa simples como beber um copo d´água, dar uma volta, fazer um alongamento, comer uma fruta, lavar uma louça, molhar as plantas, olhar pela janela etc. Execute a tarefa com atenção plena, como se fosse a primeira vez que você está fazendo isso. Manter-se ativo e consciente canaliza sua ansiedade para a tarefa e mantem seu controle em dia.

  • Aproxime-se da NATUREZA

Muitos estudos comprovam que uma caminhada num parque ou praça, qualquer local perto da natureza, contribui para aumentar a criatividade e a solução de problemas que pareciam impossíveis de resolver. E nem precisa se exercitar muito, ficar sentado num banco olhando para as árvores, as nuvens ou as estrelas também funciona.

  • Conheça seus GATILHOS

O que faz você ficar ansioso? Estar atrasado? No meio do trânsito? Uma apresentação em público? Situações e encontros sociais? Pare por um momento para refletir sobre as últimas vezes que se sentiu ansioso. O que aconteceu que te deixou neste estado? Anote numa agenda ou diário. Se você sabe quais são seus gatilhos, você pode se preparar de forma prática para se acalmar quando a situação se repetir. Quando você se sente preparado, fica mais à vontade na hora de lidar com a situação. 

  • Busque AJUDA

Importante lembrar: se você está sentindo uma ansiedade muito forte há algum tempo e isso está trazendo prejuízos para sua vida cotidiana como insônia, queda de produtividade etc. o melhor a fazer é pedir ajuda. Faça uma consulta com um especialista. Psicólogos ou psiquiatras são os profissionais indicados para situações de ansiedade e estresse. 

Fica aqui meu convite: experimente. Não basta ler. É preciso praticar.

Cibele Nardi

 

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