Como se preparar para o concurso do INSS

As expectativas são de que várias vagas sejam disponibilizadas no próximo concurso INSS. Veja dicas para se preparar bem.

Sede do INSS

INSS — Foto: Pedro França/Agência Senado

Atualmente, o déficit de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é alta: são cerca de 17 mil cargos disponíveis em todo país. A falta de servidores, acaba comprometendo as atividades do órgão.

O quantitativo inicial solicitado pelo INSS foi de 7,8 mil vagas e, por isso, a expectativa da autorização para realização do concurso também é alta.

A primeira dica é: comece a estudar. Isso mesmo! Apesar do concurso ainda não ter sido autorizado, quanto mais cedo se começa a estudar, melhor. A sua preparação poderá ser feita com mais calma.

Nesse primeiro momento, baseie-se nos editais e provas anteriores para direcionar o seu estudo.

O último concurso, realizado em 2016, foi realizado pela banca Cebraspe e contou com 120 questões, dentre as quais 50 eram de conhecimentos básicos: Ética no serviço público, Regime Jurídico único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

Os conhecimentos específicos corresponderam a 70 questões da prova que cobrou Seguridade Social.

Os candidatos aprovados tiveram que acertar 36 questões gerais da prova, 20 % conhecimentos básicos e 30% de conhecimentos específicos. Os dados apresentados correspondem ao cargo de Técnico de Seguridade Social, de nível médio.

Com poucos recursos financeiros ou, sem acesso a bons preparatórios na localidade onde reside, é importante aprender a estudar sozinho, mesmo quando o edital ainda não foi publicado.

Sendo assim, o primeiro passo vai ser ler o edital anterior, será através dele que você vai poder nortear o seu caminho e, quando lançado o edital, pequenos detalhes a nível de conteúdo deverão ser alteradas.

Matérias cobradas

Analise minuciosamente o edital anterior e veja quais as matérias são cobradas. A partir disso, monte o seu material de estudo. Você pode comprar uma apostila virtual ou procurar os assuntos na internet e montar a sua própria, leva mais tempo, mas você economiza. Procure sempre fontes seguras de sites confiáveis.

Provas anteriores

Analise as provas anteriores para o cargo que você deseja concorrer. Veja quais os assuntos são mais cobrados e como eles são cobrados. Faça resumos a partir dos assuntos que estão na prova. É bastante comum que sejam cobrados assuntos parecidos de formas diferentes, então essa é mais uma forma de se preparar.

Resolva questões

Na internet, existem diversos sites que disponibilizam questões para serem resolvidas, inclusive o nosso Questões Concursos no Brasil, acessado por milhões de usuários todos os dias. Esse passo é muito importante e, se puder investir financeiramente em algo, escolha as resoluções de questões.

É uma das partes mais essenciais do processo. Busque as questões especificas, com um grande acervo que vai te mostrar diversas provas já realizadas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as diversas bancas que já foram responsáveis pela organização do concurso.

Por onde começar a estudar

Comece por aqueles assuntos que você nunca viu, ou já viu antes, mas superficialmente. Caso nunca tenha feito concurso na área de previdência, é interessante começar os estudos pelo assunto especifico: Seguridade Social. Esse é o assunto que, no último concurso, correspondeu a mais de 50% da prova e, por ser um assunto extenso é importante começar logo.

Tenha foco e estude todos os dias

Um grande passo para obter o resultado que almeja é ter foco e clareza no seu objetivo. Se a sua meta é passar no concurso público, é importante que você crie o hábito e a rotina de estudar. Para isso você deve definir o local que será destinado aos estudos, o horário, a forma de estudo, separar os materiais, etc.

Monte o seu roteiro, dividindo o conteúdo do edital para estudar todo o assunto por completo. Sem foco não haverá o resultado esperado.

Revise sempre

É importante que as revisões sejam realizadas periodicamente. Não estude todo o conteúdo e deixe para revisar apenas na última semana. Para fixar a matéria estudada, é importante ter hábito de revisões diárias ou semanalmente.
Faça pequenos resumos enquanto estuda: escreva, grife, rabisque... Só assim você vai lembrar os assuntos mais importantes e aqueles que mais surgiram dúvidas.

Fique atento às notícias sobre o concurso

Não se esqueça de ficar ligado sobre as atualizações do seu concurso. Assim que publicado o edital você já pode e deve fazer as alterações no conteúdo que vem estudando e pode até investir mais em apostilas por exemplo.

O Concursos no Brasil tem sempre as informações em primeira mão. Acompanhe-nos.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos