Concurso Bombeiros AL: edital SAI no primeiro semestre de 2021

Concurso Bombeiros AL será realizado no primeiro semestre de 2021. Objetivo do concurso é ofertar vagas para Soldado e Oficial.

Concurso Bombeiros AL: bombeiros e veículos do corpo de bombeiros enfileirados.

Edital em 2021 para Bombeiros de Alagoas - Foto: Wikimedia Commons

O governador do estado de Alagoas, Renan Filho, voltou a confirmar a realização do concurso Bombeiros AL (Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas) e a autorização já consta no Diário Oficial do Estado de Alagoas do dia 12 de janeiro de 2021.

No dia 1º de dezembro de 2020, após reunião com secretários de Estado, Renan assegurou que no primeiro semestre de 2021 serão liberados novos editais.

“O Estado deseja promover concurso para as áreas sociais: segurança pública, saúde, educação e também para a estruturação da área meio, em algumas carreiras, especialmente aquelas tipicamente de Estado; aquelas que, independentemente das mudanças tecnológicas que possam surgir adiante, continuarão sendo feitas por servidores exclusivamente contratados por concurso público”, disse o governador, segundo a assessoria de governo.

Além do edital para o Corpo de Bombeiros, que está em um estágio avançado, o gestor disse que o da Polícia Militar também deverá sair o mais brevemente.

No total, Alagoas vai preencher cerca de 5 mil vagas em diversos concursos. Os setores contemplados, além de PM e CBM, serão:

  • Polícia Civil (concurso PC AL);
  • Educação;
  • Sistema Prisional (concurso Agente Penitenciário);
  • Saúde (uma vez que vários hospitais foram entregues).

Meses atrás Renan Filho anunciou que realização do concurso de Bombeiro Militar de Alagoas estava em pleno curso, mas, em decorrência do coronavírus, o processo deu uma desacelerada.

Ainda não há confirmação sobre a quantidade de vagas que serão ofertadas. É possível que a oferta seja de algo em torno de 320 vagas (300 para Soldado Combatente e 20 para Oficial), conforme última solicitação do comando geral da corporação.

Concurso Bombeiros AL: quais são os requisitos para ingressar na carreira?

Você sabe o que precisa para tentar uma vaga na carreira de Bombeiro Militar?

Para concorrer ao posto de Soldado Combatente do CBM AL, é necessário que o candidato tenha nível médio, possua entre 18 e 30 anos, tenha altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

O posto de Oficial do CBM AL possui os mesmos requisitos básicos. 

Concurso Bombeiros AL: remuneração ofertada

Durante o curso de formação, o Soldado-Aluno recebe  em torno de R$ 1.410. Após a formatura, o Soldado Combatente recebe R$ 3.633 mensais.

Esses valores são aproximados, sofrerão atualizações. A jornada de trabalho dos convocados é de regime integral e de dedicação exclusiva.

Etapas do concurso Bombeiros AL

O concurso dos Bombeiros de Alagoas foi composto por quatro etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Avaliação médica;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Comprovação documental e investigação social.

Confira as disciplinas que fizeram parte da prova:

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Alagoas diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
PRF1.500
DPUVárias
Veja todos » Concursos Abertos

Especial PRF

Veja mais »