Concurso PM - PB: CFO PM 2020

Concurso PM - PB abre 30 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos.

A Polícia Militar do Estado da Paraíba (PM PB) publicou o edital nº 001/2019 referente ao seu concurso público para ingresso no Curso de Formação de Oficiais da PM - PB 2020. O presente concurso oferece 30 vagas, sendo 25 vagas destinadas a candidatos do sexo masculino e 5 vagas destinadas à candidatas do sexo feminino.

Estas oportunidades são para preenchimento do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC).

Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir até o dia 31 de dezembro de 2020, entre 18 a 32 anos, ter o ensino médio completo e altura mínima de 1,65 metros para homens e de 1,60 metros para mulheres.

Apenas para os candidatos que já integram o quadro da PM - PB, a idade máxima é de 40 anos e é necessário possuir comportamento disciplinar, no mínimo, BOM.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 01 e 30 de julho de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.pm.pb.gov.br.

Para se inscrever neste concurso, o candidato deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019). Lembrando que as inscrições para o ENEM deste ano já estão encerradas.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Isenção da taxa de inscrição

Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição, o candidato que se enquadrar em uma das seguintes situações:

  1. For doador de sangue, desde que tenha realizado, no mínimo, três doações nos 12 meses anteriores à publicação do edital;
  2. For doador de medula óssea cadastrado em órgão oficial;
  3. For doadora de leite materno, desde que tenha doado, há no máximo um ano atrás, considerando a data de publicação do edital e tiver doado por, no mínimo, quatro meses, sendo uma doação a cada semana.

Provas

O concurso PM - PB será composto pelas seguintes etapas: exame intelectual (provas escritas – ENEM 2019); exame psicológico; exame de saúde; exame de aptidão física; e avaliação social.

Serão habilitados no exame intelectual, os candidatos aprovados no ENEM, dentro do limite de cinco vezes o número de vagas.

O exame psicológico será composto por testes que irão averiguar os seguintes quesitos: inteligência geral, aptidões específicas, percepção, fluência verbal, memória, destreza e personalidade.

No exame de saúde, será realizado exame biométrico, exame médico-odontológico e exames subsidiários e laboratoriais.

O exame de aptidão física envolverá as seguintes provas: corrida rasa, corrida de fundo, abdominal, salto em altura e, flexões de braços na barra fixa para homens e suspensão na barra fixa para mulheres.

Os candidatos serão classificados de acordo com as suas notas no ENEM 2019.

A avaliação social será realizada apenas para os candidatos matriculados no curso, ou seja, que forem classificados dentro do número de vagas disponíveis. Esta etapa tem como objetivo avaliar a idoneidade moral e a conduta pregressa do candidato.

Validade

O concurso PM - PB terá validade de um mês, a contar da primeira homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital

Para demais informações sobre este concurso público, consulte o edital publicado no site da PM - PB.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Paraíba diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Prefeitura de Cachoeira dos Índios
Todos os níveis de escolaridade
80
Prefeitura de Maturéia
Todos os níveis de escolaridade
36
Prefeitura de Passagem
Todos os níveis de escolaridade
34
SES - PB
Nível Superior
54
Veja todos » Concursos Abertos