Mapa do Brasil: mapa político, estados, capitais, regiões e biomas

Entenda as diferenças de cada mapa e as características do território brasileiro de acordo com suas representações cartográficas.

Mapa do Brasil: veja estados, capitais, regiões, biomas

Entenda as características de cada região do país - Foto: Concursos no Brasil

O mapa do Brasil retrata cartograficamente o território brasileiro. Essa representação geográfica pode trazer uma série de informações específicas sobre um determinado aspecto do país, como características políticas, físicas e demográficas, por exemplo, permitindo uma análise mais aprofundada do espaço analisado de acordo com o tema proposto.

Composto por título, legenda, orientação e escala, os mapas oferecem, de uma maneira geral, noções particulares a respeito de uma determinada região.

Sendo uma representação gráfica de uma realidade, os mapas nos possibilitam enxergar diversos detalhes de uma maneira mais ampla, passando a perspectiva tridimensional para o papel, bidimensional.

Analisando a geografia do mapa do Brasil podemos verificar que o país, de proporções continentais, ocupa uma extensão de 8.516.000 quilômetros quadrados, o que garante a sua quinta posição no ranking dos maiores países do mundo.

Em extensão latitudinal, o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de 4.394 quilômetros

O ponto situado mais ao leste do país é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto mais ao oeste é a Serra Contamana, no Acre. A distância entre esses dois pontos é de 4.319 quilômetros.

Segundo o Instituto de Geografia e Estatística Brasileira (IBGE), o país é formado por 5.570 municípios, distribuídos por 27 unidades federativas, que abrigam uma população total de 211.755.692 pessoas.

Mapa político do Brasil

O mapa político do Brasil apresenta as divisões do território brasileiro, demarcado por regiões, estados, capitais e cidades, que o compõe.

A República Federativa do Brasil, segundo a Constituição de 1988, é formado por 27 unidades políticas, sendo 26 estados mais o Distrito Federal, onde se localiza a sede do Governo Federal, em Brasília.

A atualização do mapa político do Brasil em 1988 incluiu Rondônia, Roraima e Amapá como estados, além de Tocantins, a partir da divisão do estado de Goiás. O arquipélago de Fernando de Noronha, por sua vez, foi anexado ao estado de Pernambuco.

Estados do Brasil e suas Capitais

A depender do detalhamento do mapa político brasileiro, a representação cartográfica pode apresentar as 27 unidades federativas do país assinaladas por suas respectivas capitais e municípios.

Essas informações podem ser ainda analisadas a partir da organização de uma tabela. Confira:

Estado

Sigla

Capital

Região

Acre

AC

Rio Branco

Norte

Alagoas

A

Maceió

Nordeste

Amapá

AP

Macapá

Norte

Amazonas

AM

Amazonas

Norte

Bahia

BA

Salvador

Nordeste

Ceará

CE

Fortaleza

Nordeste

Distrito Federal

DF

Brasília

Centro-Oeste

Espírito Santo

ES

Vitória

Sudeste

Goiás

GO

Goiânia

Centro-Oeste

Maranhão

MA

São Luís

Nordeste

Mato Grosso

MT

Cuiabá

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul

MS

Campo Grande

Centro-Oeste

Minas Gerais

MG

Belo Horizonte

Sudeste

Pará

PA

Belém

Norte

Paraíba

PB

João Pessoa

Nordeste

Paraná

PR

Curitiba

Sudeste

Pernambuco

PE

Recife

Nordeste

Piauí

PI

Teresina

Nordeste

Rio de Janeiro

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Rio Grande do Norte

RN

Natal

Nordeste

Rio Grande do Sul

RS

Porto Alegre

Sul

Rondônia

RO

Porto Velho

Norte

Roraima

RR

Boa Vista

Norte

Santa Catarina

SC

Florianópolis

Sul

São Paulo

SP

São Paulo

Sudeste

Sergipe

SE

Aracajú

Nordeste

Tocantins

TO

Palmas

Norte

Mapa das regiões do Brasil

O mapa regional do Brasil apresenta o território brasileiro dividido por regiões. Nessa representação cartográfica, as regiões brasileiras são mostradas a partir dos agrupamentos dos estados, a fim de facilitar a análise e interpretação de dados a partir das macrorregiões.

Em razão da grande diversidade geográfica do país e de áreas que apresentam relativa homogeneidade segundo aspectos naturais, culturais e econômicos, o IBGE dividiu o espaço territorial em cinco macrorregiões conhecidas como Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A partir dessa divisão, também é possível estabelecer sistemas de gestão e políticas públicas, analisar dados e propor programas que atendam as necessidades de cada região.

É importante ressaltar, entretanto, que as regiões não possuem um governo ou representante jurídico. Essa divisão representa apenas união dos estados por características semelhantes, mas são governadas e representadas individualmente por cada estado.

Mapa da Região Norte

O mapa da região Norte do Brasil isola cartograficamente apenas a região norte do país, formada por sete estados: Amazonas, Acre, Amapá, Tocantins, Pará, Roraima e Rondônia.

Com uma área de 3 853 676,948 km², esta é a região com maior extensão territorial do país. Segundo cálculos do IBGE, o espaço abrange aproximadamente 45,2% do espaço geográfico total brasileiro.

Mapa da Região Nordeste

O mapa da região Nordeste do Brasil retrata cartograficamente apenas a região nordeste do país, composta pelos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Com nove estados, essa é região que apresenta o maior número de unidades federativas dentre todas as regiões brasileiras. De acordo com o IBGE, sua aera total equivale a 18% do território nacional, com uma área de aproximadamente 1.554.291 km2.

Mapa da Região Centro-Oeste

O mapa da região Centro-Oeste apresenta de maneira cartográfica a região Centro-Oeste, composta por apenas três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, onde está localizado o Distrito Federal.

Territorialmente, a região é a segunda maior em extensão, atrás apenas da região Norte. Segundo os dados do IBGE o Centro-Oeste abarca uma área de aproximadamente 1.606.403 km2.

Mapa da Região Sudeste

O mapa da região Sudeste do Brasil mostra cartograficamente os quatro estados que a compõem: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Os cálculos do IBGE determinam que essa região possui uma área de aproximadamente 924.620 km2.

Sendo o principal centro de desenvolvimento econômico do país, a região Sudeste é responsável por 55,2% do PIB brasileiro.

Mapa da Região Sul

Por fim, o mapa da região Sul do Brasil compreende, cartograficamente, os três estados que a compõem: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Dentre todas as regiões, essa é considerada a menor do país em extensão territorial, ocupando apenas 6,76% do território brasileiro. Sua área total equivale a 576.774,310 km², segundo o IBGE.

Mapa do Brasil e seus Climas

Os mapas que representam um assunto específico são chamados de mapas temáticos. Os que abordam as questões do clima do país e seus fenômenos meteorológicos, por exemplo, é chamado de Mapa Climático do Brasil.

Nesta representação cartográfica, as regiões do território brasileiro são divididas de acordo com suas classificações climáticas, indo além das fronteiras político-geográficas dos estados e municípios.

O território brasileiro é dividido em seis tipos de clima principais, sendo eles: Equatorial, Tropical, Tropical Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico e Subtropical.

O clima Equatorial, quente e úmido, abrange os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, grande parte do Pará, norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão.

O Tropical, marcado por temperaturas médias e alto índice pluviométrico, é encontrando no Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, centro-norte de Minas Gerais, Bahia, Roraima e parte do Pará.

O Tropical Semiárido, por sua vez, localizado nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e norte de Minas Gerais, é caracterizado pelas altas temperaturas e longos períodos de estiagem.

Já o Tropical de Altitude, localizado nas áreas serranas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte do Paraná, é mais frio, com alto índice de chuvas. 

O clima Tropical Atlântico, presente na faixa litorânea do país, se estende desde o Rio Grande do Norte, no Nordeste, até o Paraná, no Sul, com temperaturas elevadas, por volta de 25° C.

Finalmente, o clima Subtropical está concentrado ao sul do Trópico de Capricórnio, abrigando os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que registram as temperaturas mais frias do país.

Mapa do Brasil e seus Biomas

O mapa dos biomas brasileiros, assim como o climático, apresenta cartograficamente as características de cada bioma brasileiro de acordo com as similaridades do conjunto de vida vegetal e animal de cada região.

No Brasil, o IBGE é o órgão responsável pela classificação dos biomas. Segundo o último mapa divulgado pela entidade, em 2019, são considerados seis biomas brasileiros, denominados por Bioma Amazônia, Bioma Mata Atlântica, Bioma Cerrado, Bioma Caatinga, Bioma Pampa e Bioma Pantanal

O Bioma Amazônia, o maior em extensão territorial, cobre uma área de 9 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. 

Mata Atlântica, bioma mais devastado do país, abrange 17 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Cerrado, considerado “a maior savana do mundo”, é localizado nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal. 

A Caatinga, o único bioma considerado exclusivamente brasileiro, abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Minas Gerais. 

Por fim, o Pampa, caracterizado pelas planícies pastoris, se restringe ao estado do Rio Grande do Sul. O mesmo acontece ao complexo do Pantanal, que se limita às divisas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Localização do Brasil no Mapa Mundi

O mapa mundi traz a representação cartográfica de todos os continentes e oceanos que formam o planeta Terra. Nele, podemos localizar o Brasil na parte ocidental do globo, no hemisfério Sul.

O país faz parte do continente americano, mais precisamente do subcontinente denominado de América do Sul. Sua dimensão equivale a 1,6% de toda a superfície planetária, 20,8% das Américas e 47,3% da América do Sul.

Cortando o país, de leste a oeste, o país é atravessado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio. O território é distribuído em dois hemisférios: o Norte e o Sul. 

Cerca de 93% do território está no hemisfério Sul e 7% no hemisfério Norte. Em relação ao Meridiano de Greenwich, o Brasil está localizado a oeste, totalmente no hemisfério Ocidental.

Internacionalmente, o país faz fronteira terrestre com nove dos onze países independentes da América do Sul: Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »