Enem 2020: confira sites para estudar online e de graça

O Concursos no Brasil separou sites gratuitos para você poder estudar para o Enem 2020. Confira:

Enem 2020: confira sites para estudar online e de graça, jovem escrevendo

O Concursos no Brasil fez uma seleção de sites gratuitos para estudar para o Enem. - Foto: CollegeDegrees360 / Flickr

O Enem 2020 é esperado por milhões de estudantes. Mesmo com as polêmicas em relação ao adiamento da prova e das inscrições provocados pela pandemia do novo coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para universidades públicas. Por isso, separamos sites que irão te ajudar a estudar online e de graça. Veja:

Acervo de provas do Inep

O primeiro item da lista é o acervo de provas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. Por lá é possível encontrar provas de várias edições do exame. É recomendado que estudantes refaçam provas de edições anteriores. Portanto, a primeira dica é estudar o conteúdo oficial do Enem. 

FGV Ensino Médio

Além de organizar provas de concursos, a Fundação Getúlio Vargas também atua na educação de estudantes do ensino médio. No site da FGV Ensino Médio, é possível fazer provas que lembram bastante o Enem. Como o conteúdo é dedicado aos estudantes de nível médio, é uma ótima opção para quem deseja um conteúdo de qualidade.

Um dos aspectos mais bacanas do site da FGV é a correção da prova. Há um sistema no qual além da quantidade de acertos, é possível identificar o seu desempenho e outras estatísticas.

Blog do Enem

Que tal um site dedicado somente para o Enem? É o objetivo do Blog do Enem. O endereço eletrônico tem sumulados, apostilas e até mesmo aulas. Tudo de graça! Por lá você consegue encontrar dicas de redação e outros conteúdos que são úteis para fazer a prova.

Mande Bem no Enem

O Mande Bem no Enem é uma plataforma online que possui aulas gratuitas e exercícios de várias matérias que caem no Enem. O conteúdo é gratuito, mas é preciso fazer um cadastro antes. É possível ganhar até um certificado de que você participou de algumas aulas.

Positivo

O Sistema positivo de Ensino possui um canal no YouTube com vídeos dedicados a alunos de várias idades. Entre eles estão conteúdos dedicados para quem está no ensino médio. É uma boa pedida para quem quer dar uma pausa na leitura e ver um vídeo.

SAE Digital

A SAE Digital é outra plataforma de vídeos no YouTube. O interessante dela é que há uma organização de conteúdo por matérias e até mesmo de dias para você não ficar perdido. Além de aulas para o ensino fundamental, há vídeos dedicados exclusivamente ao ensino médio e ao Enem.

Mundo Vestibular

O Mundo Vestibular é mais um site que nós indicamos para você que está estudando para o Enem. Como o próprio nome diz, a plataforma é dedicada a vestibulares. Ou seja, além de ter conteúdo para o Enem, por lá é possível encontrar conteúdos para vestibulares bastante concorridos, como o da USP. O site ainda conta com cursos e testes vocacionais.

Super Vestibular

Por fim, ainda temos o Super Vestibular. Como os demais sites, este possui provas e simulados do Enem. Nele também é possível consultar as redações que tiraram nota máxima no Enem. Além disso, há conteúdo para outros vestibulares.

Sobre o Enem 2020

O Enem 2020 já está com as inscrições encerradas. Porém, ainda não há data marcada para a realização das provas. Por causa da pandemia do coronavírus, as avaliações foram adiadas por tempo indeterminado. O Ministério da Educação (MEC) está, no momento, realizando uma enquete com estudantes para escolher a melhor data para o exame. Confira as opções:

  • Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020 / Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 202;
  • Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021 / Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021;
  • Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021 / Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021.

Além disso, o Enem 2020 vai contar com outra novidade: o Enem Digital. Esta é uma versão informatizada do exame na qual os estudantes podem fazer o Enem por meio de computadores e não da maneira tradicional com cadernos de questões de papel. O exame será realizado em laboratórios de informática de instituições públicas de nível superior nas capitais do país. Inicialmente, somente 100 mil pessoas poderão fazer. A ideia é a de que, no futuro, o Enem seja totalmente informatizado.

Veja também:

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »