Concurso PM SP 2020: 5,6 MIL VAGAS! Edital para Soldado está pronto!

É possível que haja uma mudança no limite de idade para ingresso no Concurso PM SP 2020. São mais de 5 mil vagas autorizadas! Veja mais.

Concurso PM SP 2020: fileira de mulheres usando uniforme da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Concurso PM SP: confira todos os detalhes por aqui! - Foto: Divulgação / PM SP

Já foi autorizado o preenchimento de 5.605 vagas para a Polícia Militar do Estado de São Paulo (concurso PM SP). Do total, 5.400 oportunidades serão distribuídas igualmente em dois editais para o posto de Soldado de 2ª Classe.

Os requisitos para ingresso na Polícia Militar poderão mudar, uma vez que projeto de lei complementar foi enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo. O texto prevê o aumento no limite de idade de 30 para 35 no cargo de Soldado, bem como 40 anos para Oficiais músicos e da saúde. Se for aprovada, a proposta será votada pelas comissões na Câmara.

Acompanhe a matéria completa e entenda todos os detalhes sobre as vagas autorizadas para o concurso PM SP. Não se esqueça de acessar outros conteúdos de nosso site, como artigos e simulados. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Situação atual do concurso PM SP

O vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, informou que todos os certames da corporação estão temporariamente suspensos. Entretanto, após o término da pandemia, o primeiro edital para soldados terá prioridade em relação aos demais.

“Neste momento, os concursos estão suspensos, seja da área civil ou da área militar, mas o governador João Doria já registrou que será prioridade na retomada pós-pandemia a questão do reforço na segurança pública”, disse Garcia em reunião virtual promovida em julho de 2020.

Vale lembrar que o edital para Soldado seria publicado no primeiro semestre de 2020. Isso acabou não acontecendo em virtude da crise sanitária ocasionada pela COVID-19. De qualquer maneira, o documento regulamentador já foi elaborado pela Fundação Vunesp.

Concurso PM SP: editais previstos e distribuição das vagas

O governo, no dia 25 de janeiro de 2020, autorizou a contratação de 5.605 profissionais para a PM SP. Por outro lado, os editais do certame serão lançados em momentos diferentes: uma parte após a pandemia e as demais nos anos seguintes.

A Polícia Militar de São Paulo chegou a publicar o edital de abertura para o posto de Aluno-Oficial, que foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas Projetos (FGV Projetos). Entretanto, esse certame permanecerá suspenso enquanto perdurar o estado de calamidade pública.

De toda forma, as 5,6 mil vagas totais vão reforçar os quadros de Oficiais Policiais Militares (QOPM), de Oficiais de Saúde (QOS) e de Praças Policiais Militares (QPPM). Confira os cargos que serão contemplados por meio do concurso PM SP:

A assessoria do governo informou que há mais de 6.485 policiais militares em processo de formação. Desse total, 5.855 são Soldados de 2ª Classe e 630 são Alunos-Oficiais.

Concurso PM SP anterior (cargo de Soldado)

Em setembro de 2019, a Polícia Militar de São Paulo abriu o edital nº DP-3/321/19, com oferta de 2.700 vagas para Soldado PM de 2ª classe (masculino e feminino). Meses antes, em abril de 2019, foram lançados outros dois certames: um com oferta de 2.700 vagas para Soldado PM (totalizando 5.400 vagas nesse cargo em 2019) e um edital com 190 vagas para Aluno-Oficial da PM.

Todo o processo de organização desses eventos ficou por conta da Fundação VUNESP.

A remuneração básica inicial do Soldado é de R$ 3.164,58 e, dentre as atribuições, estão:

  • Policiamento ostensivo;
  • Repressão imediata às infrações penais e administrativas;
  • Aplicação da lei nas diversas modalidades de policiamento.

Requisitos para Soldado da Polícia Militar de São Paulo

  • Ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 (mas essa regra pode mudar se o novo projeto de lei for aprovado);
  • Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 155 cm, se mulher e 160 cm, se homem;
  • Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo; possuir higidez física e mental;
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.

Demais requisitos necessários deverão ser atentamente conferidos pelos candidatos, especificamente quando o edital for publicado.

Provas para Soldado da PM SP

Se for mantida a linha de avaliação dos candidatos no último certame, haverá as seguintes etapas:

As últimas provas foram aplicadas nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Curso de Formação de Soldados da PM

Os aprovados e convocados irão ingressar no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, que é ministrado na Escola Superior de Soldados (ESSd). A duração dessa formação é de um ano, totalizando mais de 1.500 horas.

Entre as quase 50 disciplinas a serem estudadas, estão: Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Inteligência Policial, Medicina Legal e Doutrina de Polícia Comunitária.

Nomeação, posse e estágio probatório

Serão nomeados os que forem aprovados em todas as etapas do concurso e que tenham sido classificados dentro do número de cargos previstos no edital. A posse será realizada no prazo de 30 dias, a partir da publicação do ato de nomeação.

O estágio probatório tem início com o exercício do cargo tendo duração de três anos. Nesse período, segundo o edital, serão avaliados itens como:

  • Aptidão para a carreira;
  • Conduta social, reputação e idoneidade ilibadas;
  • Dedicação ao serviço;
  • Aproveitamento escolar;
  • Perfil psicológico compatível com o cargo;
  • Aptidão física adequada;
  • Condições adequadas de saúde física e mental;
  • Comprometimento com os valores, os deveres éticos e a disciplina policiais-militares.

Concurso PM SP: conteúdo das provas anteriores (Soldado)

Em Língua Portuguesa, os conteúdos cobrados foram:

  1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários);
  2. Sinônimos e antônimos;
  3. Sentido próprio e figurado das palavras;
  4. Pontuação;
  5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem;
  6. Concordância verbal e nominal;
  7. Regência verbal e nominal;
  8. Colocação pronominal;
  9. Crase.

A parte de Matemática continha:

  1. Números inteiros: operações e propriedades;
  2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades;
  3. Mínimo múltiplo comum;
  4. Razão e proporção;
  5. Porcentagem;
  6. Regra de três simples;
  7. Média aritmética simples;
  8. Equação do 1º grau;
  9. Sistema de equações do 1º grau;
  10. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade;
  11. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos;
  12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras;
  13. Raciocínio lógico;
  14. Resolução de situações-problema.

Veja a parte de Conhecimentos Gerais:

1. História Geral. 1.1. - Primeira Guerra Mundial. 1.2. - O nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial. 1.3. - A Guerra Fria. 1.4. - Globalização e as políticas neoliberais.

2. História do Brasil. 2.1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas. 2.2. - As Constituições Republicanas. 2.3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar. 2.4. A abertura política e a redemocratização do Brasil.

3. Geografia Geral. 3.1. A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização. 3.2. Os principais problemas ambientais.

4. Geografia do Brasil. 4.1. A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação). 4 .2. A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. 4.3. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária. 4.4. Os impactos ambientais.

5. Atualidades. Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de seis meses anteriores à publicação do Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Noções Básicas de Informática:

  1. MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010.
  2. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.
  3. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.
  4. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.
  5. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.
  6. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Noções de Administração Pública:

  1. Constituição Federal. 1.1. Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais: 1.1.1. Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; 1.1.2. Capítulo IV – Dos Direitos Políticos. 1.2. Título III – Da Organização do Estado: 1.2.1. Capítulo VII – Da Administração Pública: 1.2.1.1. Seção I – Disposições Gerais; 1.2.1.2. Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 1.3. Título V – Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas: 1.3.1. Capítulo III – Da Segurança Pública;
  2. Constituição do Estado de São Paulo. 2.1. Título II – Da Organização e Poderes: 2.1.1. Capítulo III – Do Poder Executivo; 2.1.2. Capítulo IV – Do Poder Judiciário: 2.1.2.1. Seção V – Do Tribunal de Justiça Militar e dos Conselhos de Justiça Militar. 2.3. Título III – Da Organização do Estado: 2.3.1. Capítulo I – Da Administração Pública: 2.3.1.1. Seção I – Disposições Gerais; 2.3.2. Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado: 2.3.2.1. Seção I – Dos Servidores Públicos Civis; 2.3.2.2. Seção II – Dos Servidores Públicos Militares; 2.3.3. Capítulo III – Da Segurança Pública: 2.3.3.1. Seção I – Disposições Gerais; 2.3.3.2. Seção III – Da Polícia Militar.
  3. Lei Federal Nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação; 3.1. DECRETO nº 58.052/12 – Regulamenta a Lei nº 12.527/11, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas.
Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos PM SP diretamente no seu e-mail