Concurso PM - SP: governo autoriza 5.605 vagas!

Concurso PM - SP (Polícia Militar de São Paulo): governo autoriza a contratação de 5,6 mil novos policiais de seis postos diferentes. Confira os detalhes:

concurso-pmsp

Em São Paulo, mais um reforço na área da segurança pública foi anunciado. No dia 25 de janeiro de 2020 o Diário Oficial do Estado publicou a autorização governamental para a contratação de 5.605 novos policiais militares. Os editais do concurso PM - SP, portanto, serão lançados paulatinamente: uma parte este ano de 2020 e a outra no próximo ano.

Vale ressaltar que a decisão tomada pelo governo, em consonância com as Secretarias da Segurança Pública e da Fazenda e Planejamento, respeitará "a suficiência orçamentária e financeira" e obedecerá "os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie".

As 5,6 mil vagas irão reforçar os Quadros de Oficiais Policiais Militares (QOPM), de Oficiais de Saúde (QOS) e de Praças Policiais Militares (QPPM), nas seguintes ocupações:

  • 41 vagas para 2º Tenente Médico PM;
  • 26 para 2º Tenente Dentista PM;
  • 5.400 vagas para Soldado de 2ª Classe;
  • 130 para Aluno Oficial;
  • Seis para 2º Tenente Farmacêutico PM; e
  • Duas para 2º Tenente Veterinário PM.

A assessoria do Governo do Estado informa que atualmente há mais de 6.485 Policiais Militares em processo de formação. Desse total, 5.855 são Soldados de 2ª Classe e 630 são Alunos Oficiais. Prontos para tomar posse nos próximos dias estão 190 Alunos Oficiais.

Detalhes dos últimos concursos da PM - SP (Soldado)

Em setembro de 2019 a Polícia Militar de São Paulo abriu o edital nº DP-3/321/19, com oferta de 2.700 vagas para Soldado PM de 2ª classe (masculino e feminino). Meses antes (em abril de 2019) foram lançados outros dois certames: um com oferta de 2.700 vagas para Soldado PM (totalizando 5.400 vagas nesse cargo em 2019) e um edital com 190 vagas para Aluno-Oficial da PM.

Todo o processo de organização desses eventos ficou por conta da Fundação VUNESP, que também deve ser responsável pelos futuros editais de 2020 e 2021.

A remuneração básica inicial do Soldado é de R$ 3.164,58 e, dentre as atribuições, estão: policiamento ostensivo; repressão imediata às infrações penais e administrativas; além da aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento.

Requisitos para Soldado

Os interessados em concorrer a uma das vagas de Soldado da PM SP do próximo concurso devem preencher diversos requisitos, tais como: ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30; ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 155 cm, se mulher e 160 cm, se homem; possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo; possuir higidez física e mental; ter concluído o ensino médio ou equivalente; ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.

Demais requisitos necessários deverão ser atentamente conferidos pelos candidatos quando do lançamento do novo edital.

Provas para Soldado

Se for mantida a linha de avaliação dos candidatos a Soldado do último certame, haverá as seguintes etapas: prova objetiva, prova dissertativa, exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, e, por fim, análise de documentos.

As últimas provas foram aplicadas nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Curso de Formação

Os aprovados e convocados irão ingressar no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, que é ministrado na Escola Superior de Soldados (ESSd). A duração dessa formação é de um ano, totalizando mais de 1.500 horas.

Entre as quase 50 disciplinas a serem estudadas, estão Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Inteligência Policial, Medicina Legal e Doutrina de Polícia Comunitária.

Nomeação, posse e estágio probatório

Serão nomeados os que forem aprovados em todas as etapas do concurso e que tenham sido classificados dentro do número de cargos previstos no edital. A posse será realizada no prazo de 30 dias, a partir da publicação do ato de nomeação.

O estágio probatório tem início com o exercício do cargo tendo duração de três anos. Nesse período, segundo o edital, serão avaliados itens como: aptidão para a carreira; conduta social, reputação e idoneidade ilibadas; dedicação ao serviço; aproveitamento escolar; perfil psicológico compatível com o cargo; aptidão física adequada; condições adequadas de saúde física e mental; comprometimento com os valores, os deveres éticos e a disciplina policiais-militares.

Conteúdo das provas PM SP de 2019

Em Língua Portuguesa, os conteúdos cobrados fora:

1. - Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).

2. - Sinônimos e antônimos.

3. - Sentido próprio e figurado das palavras.

4. - Pontuação.

5. - Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.6. - Concordância verbal e nominal.

7. - Regência verbal e nominal.

8. - Colocação pronominal.

9. - Crase.

A parte de Matémática continha:

1. Números inteiros: operações e propriedades.

2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades.

3. Mínimo múltiplo comum.

4. Razão e proporção.

5. Porcentagem.

6. Regra de três simples.

7. Média aritmética simples.

8. Equação do 1º grau.

9. Sistema de equações do 1º grau.

10. - Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade.

11. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.

12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras.

13. Raciocínio lógico.

14. Resolução de situações-problema.

Veja a parte de Conhecimentos Gerais:

1. HISTÓRIA GERAL

1.1. - Primeira Guerra Mundial. 1.2. - O nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial. 1.3. - A Guerra Fria. 1.4. - Globalização e as políticas neoliberais.

2. HISTÓRIA DO BRASIL

2.1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas. 2.2. - As Constituições Republicanas. 2.3. - A estrutura política e os movimentos sociais no período militar. 2.4. A abertura política e a redemocratização do Brasil.

3. GEOGRAFIA GERAL

3.1. - A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização. 3.2. - Os principais problemas ambientais.

4. GEOGRAFIA DO BRASIL

4.1. - A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação). 4 .2. - A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. 4.3. - As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária. 4.4. - Os impactos ambientais.

5. ATUALIDADES

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de seis meses anteriores à publicação do Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

1. MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010.

2. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.

3. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.

4. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.

5. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.

6. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. CONSTITUIÇÃO FEDERAL

1.1. Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais: 1.1.1. Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; 1.1.2. Capítulo IV – Dos Direitos Políticos.

1.2. Título III – Da Organização do Estado: 1.2.1. Capítulo VII – Da Administração Pública: 1.2.1.1. Seção I – Disposições Gerais; 1.2.1.2. Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

1.3. Título V – Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas: 1.3.1. Capítulo III – Da Segurança Pública.

2. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

2.1. Título II – Da Organização e Poderes: 2.1.1. Capítulo III – Do Poder Executivo; 2.1.2. Capítulo IV – Do Poder Judiciário: 2.1.2.1. Seção V – Do Tribunal de Justiça Militar e dos Conselhos de Justiça Militar.

2.3. Título III – Da Organização do Estado: 2.3.1. Capítulo I – Da Administração Pública: 2.3.1.1. Seção I – Disposições Gerais; 2.3.2. Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado: 2.3.2.1. Seção I – Dos Servidores Públicos Civis; 2.3.2.2. Seção II – Dos Servidores Públicos Militares; 2.3.3. Capítulo III – Da Segurança Pública: 2.3.3.1. Seção I – Disposições Gerais; 2.3.3.2. Seção III – Da Polícia Militar.

3. LEI FEDERAL Nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação; 3.1. DECRETO nº 58.052/12 – Regulamenta a Lei nº 12.527/11, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos PM SP diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Marinha (Soldado Fuzileiro Naval)Fuzileiro naval960
TJM - SPNíveis Médio e Superior3
Câmara de HolambraAssistente de comunicação1
Câmara de Mogi MirimAnalista legislativo e Jornalista5
Câmara de Ribeirão PiresNíveis Fundamental e Superior4
Câmara de SantosNíveis Médio e Superior35
Câmara de TaquarivaíTodos os níveis de escolaridade2
Câmara de TietêNível Superior1
CAU SPNíveis Médio e Superior28
CODENTodos os níveis de escolaridade13
Veja todos » Concursos Abertos