Aplicativos para estudar português; veja quais são as melhores opções

O Concursos no Brasil fez uma lista de aplicativos para ajudar quem precisa estudar português para concurso e também para outras provas.

Aplicativos para estudar português; pessoa utilizando smartphone

Confira aplicativos para estudar Língua Portuguesa. - Foto: Pixabay

A Língua Portuguesa é uma das mais belas e ricas do mundo. No entanto, as suas regras e exceções costumam deixar muitos de seus falantes com dúvidas. Tem ou não tem acento? Se usa “SS” ou “Ç”? Qual o sinônimo de tal palavra? Como conjugar verbos? Para isso, separamos 10 aplicativos para estudar português de forma simples e fácil.

Sobre os aplicativos para estudar português

O Concursos no Brasil optou por listar ferramentas que estão atualmente disponíveis em lojas de aplicativos, como a Google Play (Android) e a App Store (iOS). Por isso, é possível que algum aplicativo que esteja fora do ar ou em manutenção não esteja presente na matéria.

Além disso, procuramos variar as funcionalidades, afinal, por mais que existam ferramentas semelhantes em nossa lista, procuramos variar as funções e a forma de apresentação para que você possa escolher aquilo que mais te agrada dentro da usabilidade, e claro, da necessidade do momento. Sendo assim, vamos para a lista:

1. Gramática de Bolso

O Gramática de Bolso é um aplicativo muito bom para quem está treinando para fazer redações, seja para vestibulares ou para concursos. Se esse for o seu caso, é bom dar uma conferida na plataforma.

Segundo seus desenvolvedores, o aplicativo possui tópicos sobre:

  • Fonologia;
  • Morfologia;
  • Sintaxe;
  • Semântica;
  • Estilística.

Um diferencial da ferramenta é que, além de diversas dicas de Língua Portuguesa, a plataforma oferece links externos para os seus usuários. Ou seja, a pessoa não ficará presa somente à ferramenta. Com isso, é possível reforçar o seu estudo e até encontrar assuntos que não estejam no aplicativo.

2. Dicionário de Português

Não iremos negar, dicionários estão ficando meio que “fora de moda”, principalmente com o acesso ao Google e aos dicionários online. Mas, e se por acaso, você precisar consultar sobre uma palavra durante seus estudos e não tiver internet à disposição?

Pensando nisso, foi criado o aplicativo Dicionário de Português, que tem uma interface simples, bastante intuitiva e que permite que o usuário faça uma pesquisa rápida, tudo de forma offline e gratuita.

De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo possui mais de 63 mil palavras com definições. Inclusive, há a opção de se utilizar o Dicionário Português como se fosse um verdadeiro livro digital, existindo a opção de se passar páginas virtuais.

A plataforma ainda oferece um histórico de palavras que você já procurou e possui a opção de se fazer anotações, o que pode ser bastante útil durante estudos. Caso esteja com acesso à internet, é possível enviar para o seu e-mail as definições e anotações.

Por fim, se você não tem ideia sobre como se escreve a palavra e não tem muito tempo para pesquisar, basta utilizar o seu comando de voz. Diga a palavra que está querendo e o aplicativo te mostrará como se escreve e suas definições.

3. Quiz de Português

O Quiz de Português, como o próprio nome diz, é um quiz, ou seja, uma espécie de jogo no qual o usuário aprende sobre a Língua Portuguesa e ainda se diverte. Para quem gosta de opções mais lúdicas e dinâmicas, esta é uma boa opção, principalmente para momentos como filas de espera ou durante o deslocamento em algum transporte público.

As perguntas possuem diversos temas como fonética, morfologia e estilística. Por isso, para quem gosta de gramática ou tem vontade de aprender, pode ser algo bem divertido. Um ponto de destaque é a facilidade de se uso da ferramenta, sem muitos segredos ou passos complexos.

Outro detalhe interessante é que o Quiz de Português, por se tratar de um jogo, possui três níveis de dificuldade. Veja:

  • Fácil: Fonética, morfologia e ortografia;
  • Médio: Fonética, sintaxe oracional, morfologia e ortografia;
  • Difícil: Semântica, estilística, sintaxes de concordância e regência, normas de pontuação, fonética, morfologia e ortografia.

4. Português Play

Este é um aplicativo que se difere bastante dos outros que a gente passou por aqui. O Português Play tem como principal diferença o seu método de ensino. Ao contrário dos outros aplicativos, ele possui uma forma mais descontraída e foi desenvolvido por um Professor de Língua Portuguesa.

Além de possuir questões e simulados variados, com um grande acervo, a plataforma se diferencia das outras ao oferecer resumos e também macetes para facilitar os estudos de quem quer se preparar para uma prova.

Um ponto interessante é que as questões de bancas organizadoras ainda possuem videoaulas com comentários, explicando ao concurseiro um pouco mais sobre o assunto. Não é obrigatório que a pessoa veja o vídeo, sendo apenas um complemento.

5. Conjugação de Verbos Offline

Conjugar verbos nunca foi fácil, pois na Língua Portuguesa existem muitas regras e exceções, principalmente quando o assunto é verbos irregulares. Pensando nisso, foi criado o Conjugação de Verbos Offline.

O aplicativo é perfeito para quem costuma ter dúvidas no momento de conjugar algum verbo, seja na hora de se fazer uma redação para concurso, ou em alguma questão de múltipla escolha. Ao todo, a ferramenta afirma ter mais de 20 mil verbos conjugados em todos os tempos verbais e da maneira correta, seguindo os padrões da Língua Portuguesa.

Uma outra vantagem do aplicativo é que ele funciona de forma offline, ou seja, não é necessário que você fique o tempo todo dependente de uma conexão de internet para que ele funcione.

6. Acentuando

Muitos concurseiros possuem dificuldade em conjugação verbal, ortografia ou pontuação. Pensando nisso, há um aplicativo dedicado há outro problema comum, a acentuação. O Acentuando ajuda quem o utiliza a acentuar palavras. Lá, você aprenderá em que palavras se usa ou não o acento agudo, circunflexo e grave (crase).

Para deixar a experiência mais dinâmica e não deixar a pessoa entediada, existem inúmeros tipos de desafios, testes e exercícios disponíveis. E se você é um pouco competitivo, o Acentuando possui uma espécie de “competição” entre os seus usuários. O aplicativo, constantemente, atualiza uma espécie de ranking com as pessoas que mais utilizaram a ferramenta e possuem os melhores desempenhos.

7. Simulado Português para Concursos

Para quem é concurseiro, o Simulado Português para Concursos é um dos melhores aplicativos que estão disponíveis no mercado. Por ser dedicado à área e ter um bom conteúdo, é muito utilizado por quem irá prestar algum certame.

A ferramenta possui questões e simulados que podem ser escolhidos por cargos, bancas organizadoras ou mesmo instituição. Além disso, existe a opção de o usuário colocar no modo aleatório e responder de forma variada.

Outro detalhe interessante da plataforma são as ferramentas e funcionalidades extras. Existem recursos que demonstram o desempenho da pessoa por meio de estatísticas, é possível fazer revisões do que foi respondido errado e há até um cronômetro para você saber o tempo que gastou para resolver um simulado.

E sabe aquele velho problema de questões repetidas, que por vezes, estraga a sua imersão durante uma simulação? O aplicativo possui uma opção de não repetir questões que o usuário acertou.

8. Dicionário de Sinônimo

Outro ponto que deve ser lembrando na hora de se fazer uma boa redação são os sinônimos. Eles são fundamentais para que o autor do texto não repita os mesmos verbetes. Com este objetivo, foi criado o Dicionário Sinônimos Offline.

O aplicativo foi criado se baseando no site de próprio nome, mas com a possibilidade de funcionar sem internet, ou seja, offline. Além de ser recomendado para se estudar, por ser uma ferramenta de uso muito fácil, também pode ser utilizado no cotidiano, afinal um maior leque de palavras agrega um conhecimento maior ao falante da língua.

Segundo os desenvolvedores, o aplicativo possui mais de 30 mil verbetes, todos com sinônimos. Existe uma barra de busca de palavras bem simples, sendo que é possível rever as buscas já realizadas e até mesmo salvar algumas palavras favoritas.

Ainda de acordo com os criadores, a plataforma possui uma atualização constante, sempre adicionando novos sinônimos ou mesmo expressões para palavras que já estão registradas no banco de dados.

9. Português Panda para Concursos e Provas

Este é um outro aplicativo para quem gosta de opções mais interativas. O Português Panda para Concursos e Provas conta com mais de mil questões de concursos comentadas. Também é possível assistir videoaulas voltadas ao tema da pergunta.

O aplicativo ainda tem uma opção de treinamento com 12 modos disponíveis e diversos recursos relacionados a interpretação de texto, relatórios de desempenhos (acertos, erros, porcentagem). Também é possível fazer uma integração com o WhatsApp e outras redes sociais, fazendo até grupos.

De certa forma, o Português Panda para Concursos e Provas é bem similar ao Quiz de Português, mas se diferencia em não ser voltado somente para modos interativos, tendo uma variedade maior.

10. Português no Bolso

Por fim, se você procura um aplicativo bem básico para tratar de temas como crase, ortografia e dúvidas específicas como a utilização de “se não” ou “senão”, o Português no Bolso irá atender suas necessidades. Em suma, é indicado para ocasiões mais simples, que não envolvem regras muito complexas.

Por ser um aplicativo bem descomplicado, ele é bem leve, ocupando pouco espaço no smartphone, sendo ideal para quem tem um aparelho mais fraco. Se esse é o seu caso, pode ser interessante ter a ferramenta instalada.

Simulados no Concursos no Brasil

Além dos aplicativos de diversas empresas, o concurseiro também poderá sempre contar com o site do Concursos no Brasil para poder fazer seus simulados e questões de Língua Portuguesa. Por aqui, é possível encontrar questões de diversos certames e bancas organizadoras gratuitamente.

Se isso não bastasse, ainda estão disponíveis disciplinas como Matemática, Informática, História, Geografia e Conhecimentos Básicos.

E caso você queira fazer questões específicas para algum tipo de cargo, também vale a pena ficar de olho em nosso site. Existem questões para Professores, Auxiliar de Serviços Gerais, Médicos, Agente Comunitários de Saúde e muito mais.

Fique de olho nos artigos

Apesar de essencial, a Língua Portuguesa não é a única matéria cobrada nos concursos. Uma outra ferramenta que pode te ajudar muito em sua preparação é a nossa página de artigos. Nós temos dicas sobre como fazer uma redação nota 10, formas de criar mapas mentais e até como se preparar fisicamente para certames que exigem testes físicos.

Por fim, para facilitar ainda mais a vida do concurseiro que busca saber sobre como funciona um concurso e como se preparar da melhor maneira possível, é possível acessar o Guia do Concurseiro, uma coleção dos artigos mais valiosos e completos, que servem como um passo a passo para a sua caminhada rumo à aprovação.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários