Concurso BNB (Banco do Nordeste)

Último concurso BNB foi realizado em 2018 e permanece válido até 2021, com possibilidade de prorrogação.

Para atualizar os candidatos, lembramos que o último edital de concurso para o Banco do Nordeste do Brasil - BNB foi o de nº 1/2018, organizado pelo CEBRASPE. A sua validade será encerrada no ano de 2021, com possibilidade de prorrogação.

A meta daquele certame foi selecionar 700 candidatos de níveis médio e superior. A maioria dessas vagas (692) foi tão somente para formação de cadastro de reserva, havendo ainda reservas de vagas para candidatos com deficiência (5%) e candidatos negros (20%).

As vagas foram distribuídas entre os Estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Cargos

Para o nível superior, as quatro vagas imediatas disponíveis e as 196 destinadas ao cadastro de reserva foram para o cargo de Especialista Técnico - Qualificador: Analista de Sistema.

O requisito necessário previsto no edital era: diploma de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia da Informação, Informática, Sistemas de Informações, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados, Segurança da Informação ou Tecnologia em Telemática ou diploma de conclusão de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de diploma/certificado de pós-graduação na área de Informática e (ou) na área de Segurança da Informação, com carga mínima de 360 horas/aula.

Os Especialistas contratados teriam remuneração inicial R$ 4.941,17. A jornada seria de 30 horas semanais. Após o término do Contrato de Experiência, com resultado satisfatório, o ocupante do cargo faria jus, além da remuneração inicial, a uma remuneração adicional do exercício de Função em Comissão, na forma da regulamentação interna.

Para o nível médio, além das quatro vagas imediatas, foi formado um cadastro com 496 candidatos classificados. O cargo em disputa foi o de Analista Bancário 1, cujo requisito essencial era ter o ensino médio completo.

A remuneração para os Analistas de nível médio seria de R$ 2.854,68 e também cumpririam 30 horas semanais de trabalho.

Provas BNB

O último edital adotou o conhecido "Método Cespe", que avalia os candidatos a partir de pesquisas acadêmicas, algoritmos, processos estatísticos e outras técnicas sofisticadas.

Dessa forma, o CEBRASPE aplicou:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para o Cargo 1: Especialista Técnico 1 – Qualificador: Analista de Sistema.

As provas objetivas, a prova discursiva, a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros foram realizados nas cidades de:

Maceió/AL, Vitória/ES, Recife/PE, São Paulo/SP, Salvador/BA, João  Pessoa/PB, Teresina/PI, Fortaleza/CE, São  Luís/MA, Natal/RN, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Aracaju/SE, Barreiras/BA, Vitória da Conquista/BA, Montes Claros/MG, Petrolina/PE, Feira de Santana/BA, Juazeiro do Norte/CE, Teófilo Otoni/MG, Floriano/PI, Irecê/BA, Sobral/CE, Campina  Grande/PB, Parnaíba/PI, Itabuna/BA, Linhares/ES, Patos/PB, Mossoró/RN, Juazeiro/BA, Caxias/MA, Caruaru/PE, Teixeira  de  Freitas/BA, Imperatriz/MA e Garanhuns/PE.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Banco do Nordeste (BNB) diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
EBSERHNíveis Médio e Superior1.660
Marinha do Brasil (Aprendizes - Marinheiros)Nível Médio900
Veja todos » Concursos Abertos