Concursos públicos em ano de eleições: o que é permitido?
Saiba mais sobre a realização de concursos públicos em ano eleitoral e conheça as regras impostas a este respeito.
Atualmente, a falta de emprego vem crescendo de forma gradativa, algo decorrente do déficit de políticas públicas adequadas, a elevada alta dos juros, o excesso de tributos e de burocracia e o precário investimento na educação para atender a sociedade.
É aí que entra o "benefício social" do concurso público, que visa selecionar as pessoas por mérito, além de melhorar a qualidade do serviço público. É uma seleção aberta a todos, realizada geralmente por meio da aplicação de provas e a classificação se dá conforme a nota. A vantagem do concurso público é que os candidatos selecionados não poderão ser demitidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal de qualquer forma.
Uma das preocupações contínuas de muitos candidatos, nos anos que acontecem eleições, diz respeito à possibilidade de acontecerem concursos públicos mesmo nesse período. Afinal de contas, se o concurso que um candidato espera acontecer não for aberto por conta disso, é provável que ele não encontre estímulos para continuar estudando.
Antes de dirimir essa preocupação recorrente, vamos entender um pouco como se processarão as eleições de 2018. As eleições para presidente, governadores e senadores acontecem neste ano de 2018. A disputa para esses cargos públicos é matematicamente mais simples: o mais bem votado pela população é eleito.
No entanto, nas disputas para deputado estadual e deputado federal, os votos dos eleitores não irão apenas para os candidatos, mas também para os seus partidos. A eleição para um deputado depende, portanto, dos votos obtidos pelas legendas e coligações partidárias.
Entendido isto, vamos ao que interessa: ESTE ANO PODE TER CONCURSO?
Realização de concursos em ano eleitoral
Em ano eleitoral é permitido a realização de concursos públicos, porém é preciso atentar para as ressalvas existentes. Os concursos, em hipótese alguma, serão interrompidos ou proibidos durante o período de eleições. Assim, eles podem ser autorizados, abertos, os editais podem ser publicados, as inscrições podem ser abertas e todo o processo transcorrer.
Nomeação dos aprovados
Acontece que há restrições para as nomeações dos aprovados. Entretanto, esta regra fica restrita apenas às esferas do governo interessadas diretamente no pleito eleitoral, ou seja, os Poderes Executivo e Legislativo. Por exemplo: se um candidato foi aprovado e o concurso foi homologado faltando um mês para as eleições, o mais provável é que somente poderá ser nomeado a partir de janeiro do próximo ano.
Conforme a lei de no 9.504/1997, conhecida como a lei das eleições, em seu artigo 73: “são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais":
Nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, RESSALTADOS:
A nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República e a nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo.
O que está definitivamente proibido perante a Lei?
A lei 9.504/97 abre uma exceção para a realização de concurso público durante o ano eleitoral. Essa lei define que em ano de eleições, são proibidas as nomeações, contratações ou admissões. Contudo, esta regra se restringe somente aos Poderes Legislativo e Executivo, os verdadeiros interessados diretos naquele pleito.
Também ficam proibidas as nomeações para aqueles órgãos que homologarem concurso dentro do período eleitoral, período este que se inicia três meses antes do dia da eleição e segue até o dia da posse dos eleitos. Perante a lei, quem a descumprir terá a conduta suspensa imediatamente, e também estará sujeito ao pagamento de uma determinada multa.
Candidatos aprovados em ano eleitoral?
Os candidatos aprovados em concursos homologados antes do período das proibições (três meses antes da eleição até a data da posse dos eleitos) podem ser convocados a qualquer momento, de acordo com a ordem de classificação.
Nos casos dos concursos que não sejam homologados até o período das proibições eleitorais, os aprovados terão que aguardar a homologação do concurso, que só acontecerá depois do dia da posse dos eleitos.
A regra é a mesma para os candidatos em cadastro de reserva. Mas nestes casos não existe garantia de nomeação.
Saiba mais: o que pode e o que não pode durante o período eleitoral (informativo do Ministério do Planejamento)
Compartilhe
Comentários
Mais Concursos no Brasil em foco
Concursos 2020: Previsão de novos editais
Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020, que é base da LOA 2020, foi aprovada e segue para sanção presidencial. Há vagas previstas para o ano que vem.
Teletrabalho já é realidade na administração pública
No trabalho remoto, o servidor executa suas tarefas em casa, de acordo com um plano individual de trabalho e metas estabelecidas.
Após aprovação da PLS 116 será o fim da estabilidade dos concursos?
O assunto tem sido bastante discutido pelos estudantes. Entenda o que propõe a PLS 116.
Emprego público ou privado, qual a melhor escolha?
Escolhas podem ser irreversíveis, mas qual caminho o caminho tem sido escolhido pelos jovens?
6 direitos dos candidatos em concursos públicos
Já se sentiu prejudicado com alguma incoerência por parte da banca examinadora. Veja alguns dos seus direitos.
Criação da ABRAM e extinção do IBRAM causam discussão
Medida provisória que autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Agência Brasileira de Museus (ABRAM) é publicada. IBRAM pode ser extinto?
Concursos para 2019: novo governo e novos editais
Orçamento Federal para 2019 não prevê novos concursos públicos, mas apenas ocupação de vagas já autorizadas. Com novo governo, cenário pode mudar?
Músico ganha direito de refazer concurso público
Após perderem na primeira e segunda instância, STJ mantém sentença contra Prefeitura de Cubatão e Vunesp.
Concurso Câmara Federal
O último concurso ocorreu em 2014 apenas, ofertando cerca de 113 vagas para diversos cargos. A expectativa é de nos próximos anos pelo menos 400 vagas sejam abertas na Câmara dos Deputados.
Bastidores do cenário concurseiro nº 14
Resumo das principais notícias sobre concursos públicos, referentes à semana de 16/10 a 20/10/2017.
Concurso Professor BA 2017/2018: Edital publicado!
Governador da Bahia abre uma grande seleção para o Magistério, com 3,4 mil vagas para Professores e Coordenadores. Banca é a Fundação Carlos Chagas.
Dicas para as provas da Câmara de Belo Horizonte - MG
Agora é a Consulplan que realizará o concurso da Câmara de Belo Horizonte. Veja dicas para as provas de Técnico Legislativo II, um dos cargos com maior número de vagas.
Governo publica MP do PDV no serviço público
Último PDV, realizado no governo FHC, foram cerca de 5 mil adesões ao plano. Novos concursos públicos continuam suspensos, a não ser em casos especiais.
Concurso TRE - BA em foco: dicas para as provas
Tribunais Eleitorais têm "tradição" de convocar muito mais candidatos do que o previsto no edital. Veja dicas sobre o Regimento Interno do TRE-BA.
Concursos federais previstos na proposta orçamentária 2017
Proposta de orçamento para 2017 permite inferirmos que diversos concursos poderão acontecer no próximo ano, apesar da crise que afeta o país.
Concurso ANS 2017 em foco
Se aprovado o Orçamento 2017, passaremos a contar com um provável concurso público com oferta de 231 vagas na Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.
Taxa de inscrição serve para "arrecadar dinheiro"?
Candidatos frequentemente reclamam sobre cobranças de taxas para concursos e processos seletivos. Por que isso acontece?
Comissão de aprovados da SES - MG 2014 cobra nomeações
Principal cobrança da comissão é pela celeridade nas nomeações dos aprovados.
Dicas para as provas do concurso ANVISA 2016
ANVISA publicou um novo edital de concurso público, com 78 vagas de nível médio. Confira dicas sobre o concurso e saiba mais sobre a Lei 6.437, que será assunto de prova.
Dicas para as provas do concurso do TRE – SP 2016
Dicas para o novo concurso do TRE - SP, organizado novamente pela Fundação Carlos Chagas. Confira também noções sobre Direito Eleitoral e como estudar legislação para as provas.