Governo reduz orçamento de 2014 e concursos podem atrasar
Ministra do Planejamento diz que o último ano de governo "não é ano para fazer concurso público".
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o ano eleitoral não pesou sobre a definição da meta de superávit primário deste ano, de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com Mantega, se tivesse sido levado em conta o pleito deste ano, quando a presidente Dilma Rousseff tentará a reeleição, o governo perseguiria um resultado primário menor, "para poder gastar mais".
Cursos para concursos com valores entre R$ 20 e R$ 89? Acesse a nossa plataforma!
"Nós fizemos esforço de contenção de gastos e despesas, olhando para a solidez das contas fiscais", disse Mantega, durante coletiva de imprensa em que foram apresentados dados do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira de 2014, em Brasília. "Acreditamos que é o melhor caminho pra reduzir a inflação e permitir crescimento sustentado. Fizemos sem olhar para ano eleitoral", concluiu o ministro.
O ministro afirmou que a meta de 1,9% do PIB para o setor público consolidado é um primário realista e uma projeção feita "com redobrado cuidado". "Todos os números foram revistos. Eu acredito que deverá ser bem-recebido (pelo mercado), uma vez que estamos falando de um superávit que acabamos de fazer", afirmou, em referência ao ano passado. "Este ano faremos igual (resultado), com menos receita extraordinária. A contas são consistentes e nos permitirão atingir esse objetivo."
Sobre estados e municípios, Mantega disse que a projeção é exequível. "Acredito que possam fazer mais, de modo que fomos conservadores", afirmou. Questionado se o governo federal cobriria um resultado abaixo do previsto para os governo regionais, Mantega disse: "Se houver frustração de resultado dos estados e excedente da nossa parte, vamos cobrir. Ano passado cobrimos uma parte." Ele acrescentou, entretanto, que acha pouco provável que Estados e municípios façam menos que o previsto.
Nem água. Ao dizer que o Ministério da Fazenda "foi contemplado" com o maior corte de gastos, Mantega brincou dizendo que não haverá nem mesmo água no auditório do ministério. "Temos que dar o exemplo", disse o ministro, que tem o hábito de beber água com gás durante as coletivas de imprensa.
Mantega afirmou que todo ano entram receitas extraordinárias, mas que neste ano foi feita uma projeção bem inferior a do ano passado. "Estamos sendo comedidos. É claro que podem surgir receitas extraordinárias até o fim do ano. Não estamos trabalhando para isso neste momento, mas se ocorrer (entrada de receitas extraordinárias), significa que o resultado será melhor que o que estamos projetando", disse.
Sobre o investimento do governo central, Mantega disse que tem aumentado a cada ano. "O que acontece com PAC é ajustamento ao que é exequível fazer. Todo ano o PAC vem aumentando e continuará em 2014", disse. Ele ponderou, entretanto, que o projeto orçamentário aumentava em 47% e o valor foi revisto "em função do que é possível realizar".
Concursos
Questionada se o contingenciamento de despesas impactaria a realização de concursos públicos, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou que o governo está avaliando a questão. Ela disse, no entanto, que o último ano de governo "não é ano para fazer concurso público".
Segundo ela, mais da metade das vagas de concurso previstas é na área de educação, para ampliação de vagas nas universidades e institutos federais
Fonte: Estadão (Economia e Negócios)
Compartilhe
Comentários
Mais Concursos no Brasil em foco
Concursos 2020: Previsão de novos editais
Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020, que é base da LOA 2020, foi aprovada e segue para sanção presidencial. Há vagas previstas para o ano que vem.
Teletrabalho já é realidade na administração pública
No trabalho remoto, o servidor executa suas tarefas em casa, de acordo com um plano individual de trabalho e metas estabelecidas.
Após aprovação da PLS 116 será o fim da estabilidade dos concursos?
O assunto tem sido bastante discutido pelos estudantes. Entenda o que propõe a PLS 116.
Emprego público ou privado, qual a melhor escolha?
Escolhas podem ser irreversíveis, mas qual caminho o caminho tem sido escolhido pelos jovens?
6 direitos dos candidatos em concursos públicos
Já se sentiu prejudicado com alguma incoerência por parte da banca examinadora. Veja alguns dos seus direitos.
Criação da ABRAM e extinção do IBRAM causam discussão
Medida provisória que autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Agência Brasileira de Museus (ABRAM) é publicada. IBRAM pode ser extinto?
Concursos para 2019: novo governo e novos editais
Orçamento Federal para 2019 não prevê novos concursos públicos, mas apenas ocupação de vagas já autorizadas. Com novo governo, cenário pode mudar?
Concursos públicos em ano de eleições: o que é permitido?
Saiba mais sobre a realização de concursos públicos em ano eleitoral e conheça as regras impostas a este respeito.
Músico ganha direito de refazer concurso público
Após perderem na primeira e segunda instância, STJ mantém sentença contra Prefeitura de Cubatão e Vunesp.
Concurso Câmara Federal
O último concurso ocorreu em 2014 apenas, ofertando cerca de 113 vagas para diversos cargos. A expectativa é de nos próximos anos pelo menos 400 vagas sejam abertas na Câmara dos Deputados.
Bastidores do cenário concurseiro nº 14
Resumo das principais notícias sobre concursos públicos, referentes à semana de 16/10 a 20/10/2017.
Concurso Professor BA 2017/2018: Edital publicado!
Governador da Bahia abre uma grande seleção para o Magistério, com 3,4 mil vagas para Professores e Coordenadores. Banca é a Fundação Carlos Chagas.
Dicas para as provas da Câmara de Belo Horizonte - MG
Agora é a Consulplan que realizará o concurso da Câmara de Belo Horizonte. Veja dicas para as provas de Técnico Legislativo II, um dos cargos com maior número de vagas.
Governo publica MP do PDV no serviço público
Último PDV, realizado no governo FHC, foram cerca de 5 mil adesões ao plano. Novos concursos públicos continuam suspensos, a não ser em casos especiais.
Concurso TRE - BA em foco: dicas para as provas
Tribunais Eleitorais têm "tradição" de convocar muito mais candidatos do que o previsto no edital. Veja dicas sobre o Regimento Interno do TRE-BA.
Concursos federais previstos na proposta orçamentária 2017
Proposta de orçamento para 2017 permite inferirmos que diversos concursos poderão acontecer no próximo ano, apesar da crise que afeta o país.
Concurso ANS 2017 em foco
Se aprovado o Orçamento 2017, passaremos a contar com um provável concurso público com oferta de 231 vagas na Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.
Taxa de inscrição serve para "arrecadar dinheiro"?
Candidatos frequentemente reclamam sobre cobranças de taxas para concursos e processos seletivos. Por que isso acontece?
Comissão de aprovados da SES - MG 2014 cobra nomeações
Principal cobrança da comissão é pela celeridade nas nomeações dos aprovados.
Dicas para as provas do concurso ANVISA 2016
ANVISA publicou um novo edital de concurso público, com 78 vagas de nível médio. Confira dicas sobre o concurso e saiba mais sobre a Lei 6.437, que será assunto de prova.