Questões comentadas de língua portuguesa - Concurso Caixa
Para a realização da prova de português do concurso da Caixa para Técnico Bancário, é preciso "treinar" gramática normativa.
As provas dos concursos promovidos pela Caixa Econômica Federal englobam conteúdos que o candidato precisa dominar de qualquer jeito, ou pelo menos compreender o que será pedido em cada enunciado. Ainda não foram divulgados quais serão as datas do próximo concurso, entretanto, compensa treinar e praticar as provas anteriores para ir se adaptando com o modelo de prova e de questões futuras.
Apostilas completas para os cargos da EMBASA
Por exemplo, os enunciados de Língua Portuguesa ora perguntam sobre teoria e gramática normativa, ora questionam acerca da interpretação de texto. Tendo isso em mente, comentaremos um pouco a respeito de algumas questões apresentadas no concurso de 2014 para Técnico Bancário Novo.
Alguns temas foram mais pedidos que outros: havia mais questões envolvendo interpretação de texto, significado contextual das palavras, sintaxe e regência. Sobre as questões de interpretação de texto, é necessário que o candidato tenha muita concentração, uma vez que os textos são longos. Por outro lado, todas as respostas têm apenas duas alternativas, denominadas como “certo” e “errado”, evitando a confusão mental de mais alternativas.
- Preparatório para Técnico Bancário Novo - Concurso Caixa
- Dicas de estudos para o próximo concurso da Caixa
- Concurso Caixa 2016
- Apostila para Técnico Judiciário do TJ-PR
Um aviso: recomendamos que os candidatos analisem os comentários a seguir tendo a referida prova à disposição, que é do ano de 2014 (impressa ou em formato digital), para conferências, que serão necessárias.
Questões comentadas:
1. No trecho ‘o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos’ (l.16-18), o termo ‘interessado’ qualifica ‘o aprendizado’.
Errado. A partir do momento em que o termo “contínuo” já qualifica o “aprendizado”, o “interessado” está qualificando a questão de trabalhar na área. Além disso, o termo “interessado” está qualificando o sujeito (profissional de TIC), sendo definido como predicativo do sujeito.
2. Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas” (l.30-31).
Errado. Para que houvesse o sinal indicativo da crase, seria necessário que a preposição ‘a’ acompanhasse todos os outros integrantes do período, como em ‘a informática, a TI...’. Como não há, a crase não é colocada.
3. No trecho “devido à oscilação de seu valor, PELO fato de não serem fracionáveis e POR serem facilmente perecíveis” (l.14-16), a substituição dos elementos sublinhados por ao e a, respectivamente, preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Percebe-se que, para esta questão, o candidato precisava saber o conteúdo de regência. A resposta estaria correta se não houvesse a conclusão da questão “preservaria [...] o sentido original do texto”. Enquanto que a substituição estaria certa (o termo “devido” “pede” a preposição), aplicando um paralelismo sintático, a frase não teria o mesmo significado após a modificação.
4. Em “servindo para avaliar-lhes o valor” (l.6-7), o pronome “lhes”, que retoma “outros produtos” (l.6), equivale, em sentido ao pronome seu.
Já para esta questão, a teoria dos pronomes oblíquos e possessivos é pedida. Nesse caso, o enunciado está correto, uma vez que o “lhes” acaba retomando os termos “outros produtos” ao mesmo tempo que indica posse (seu), sendo equivalente.
Com esse pequeno conjunto de questões, o candidato consegue concluir que, para a realização da prova de português do concurso da Caixa para Técnico Bancário, é preciso mesmo de "treino" em gramática normativa. Afinal, de certa forma, ele terá suas habilidades em questões ditas como “pegadinhas” avaliadas. Ler com atenção e muita calma é essencial.
Tópico: Caixa Econômica Federal
Compartilhe
Comentários
Mais Concursos no Brasil em foco
Concursos 2020: Previsão de novos editais
Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020, que é base da LOA 2020, foi aprovada e segue para sanção presidencial. Há vagas previstas para o ano que vem.
Teletrabalho já é realidade na administração pública
No trabalho remoto, o servidor executa suas tarefas em casa, de acordo com um plano individual de trabalho e metas estabelecidas.
Após aprovação da PLS 116 será o fim da estabilidade dos concursos?
O assunto tem sido bastante discutido pelos estudantes. Entenda o que propõe a PLS 116.
Emprego público ou privado, qual a melhor escolha?
Escolhas podem ser irreversíveis, mas qual caminho o caminho tem sido escolhido pelos jovens?
6 direitos dos candidatos em concursos públicos
Já se sentiu prejudicado com alguma incoerência por parte da banca examinadora. Veja alguns dos seus direitos.
Criação da ABRAM e extinção do IBRAM causam discussão
Medida provisória que autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Agência Brasileira de Museus (ABRAM) é publicada. IBRAM pode ser extinto?
Concursos para 2019: novo governo e novos editais
Orçamento Federal para 2019 não prevê novos concursos públicos, mas apenas ocupação de vagas já autorizadas. Com novo governo, cenário pode mudar?
Concursos públicos em ano de eleições: o que é permitido?
Saiba mais sobre a realização de concursos públicos em ano eleitoral e conheça as regras impostas a este respeito.
Músico ganha direito de refazer concurso público
Após perderem na primeira e segunda instância, STJ mantém sentença contra Prefeitura de Cubatão e Vunesp.
Concurso Câmara Federal
O último concurso ocorreu em 2014 apenas, ofertando cerca de 113 vagas para diversos cargos. A expectativa é de nos próximos anos pelo menos 400 vagas sejam abertas na Câmara dos Deputados.
Bastidores do cenário concurseiro nº 14
Resumo das principais notícias sobre concursos públicos, referentes à semana de 16/10 a 20/10/2017.
Concurso Professor BA 2017/2018: Edital publicado!
Governador da Bahia abre uma grande seleção para o Magistério, com 3,4 mil vagas para Professores e Coordenadores. Banca é a Fundação Carlos Chagas.
Dicas para as provas da Câmara de Belo Horizonte - MG
Agora é a Consulplan que realizará o concurso da Câmara de Belo Horizonte. Veja dicas para as provas de Técnico Legislativo II, um dos cargos com maior número de vagas.
Governo publica MP do PDV no serviço público
Último PDV, realizado no governo FHC, foram cerca de 5 mil adesões ao plano. Novos concursos públicos continuam suspensos, a não ser em casos especiais.
Concurso TRE - BA em foco: dicas para as provas
Tribunais Eleitorais têm "tradição" de convocar muito mais candidatos do que o previsto no edital. Veja dicas sobre o Regimento Interno do TRE-BA.
Concursos federais previstos na proposta orçamentária 2017
Proposta de orçamento para 2017 permite inferirmos que diversos concursos poderão acontecer no próximo ano, apesar da crise que afeta o país.
Concurso ANS 2017 em foco
Se aprovado o Orçamento 2017, passaremos a contar com um provável concurso público com oferta de 231 vagas na Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.
Taxa de inscrição serve para "arrecadar dinheiro"?
Candidatos frequentemente reclamam sobre cobranças de taxas para concursos e processos seletivos. Por que isso acontece?
Comissão de aprovados da SES - MG 2014 cobra nomeações
Principal cobrança da comissão é pela celeridade nas nomeações dos aprovados.
Dicas para as provas do concurso ANVISA 2016
ANVISA publicou um novo edital de concurso público, com 78 vagas de nível médio. Confira dicas sobre o concurso e saiba mais sobre a Lei 6.437, que será assunto de prova.