Concurso estadual ou federal: qual o melhor?

Conheça algumas diferenças entre os dois tipos de concurso e faça a escolha certa.

Você pode até achar que preparar-se para vários concursos exige a mesma concentração e dedicação aos estudos, mas saiba que não é bem assim, principalmente quando o concurseiro se interessa por oportunidades em nível federal e estadual. Por exemplo, para quem vai prestar um concurso federal, uma informação importante é saber que o funcionário público desta esfera tem seu trabalho regido por lei federal, enquanto o de nível estadual tem carreira fundamentada por leis estaduais.

Além disso, outros fatores com certeza contam muito na hora de escolher qual tipo de concurso irá fazer - ou se ambos - entre eles está um que é fundamental: o salário. Mas, é bom se desfazer da ideia de que os servidores federais ganham mais que os estaduais porque nem sempre isso é uma verdade. Tanto o salário de um como do outro vai depender do cargo que tem e do tempo de serviço prestado.

Há uma outra vantagem em ser aprovado em concurso federal, que é ter facilidade de transferência para outros estados, caso assim queira e depois de cumpridas as condições previstas em lei. Isso porque boa parte dos órgãos federais possuem sede em várias cidades do Brasil - como exemplo, o INSS - o que facilita  você pedir remoção para outros lugares.

Uma outra vantagem dos fazer concursos federais que é a amplitude de concursos organizados pela mesma banca examinadora, o que facilita demais o processo de preparação, já que alguns conteúdos podem ser aproveitados em boa parte dos certames. Apenas não esqueça de que deve levar em consideração onde terá mais prazer em trabalhar, o que sem dúvidas conta muito na hora da escolha.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro