Concurso Educação RN é pelo IDECAN - Veja dicas

Prova têm data inicialmente prevista para o dia 10 de janeiro de 2016 (domingo) e duração de 4 horas. Conheça mais o IDECAN.

O Governo do Rio Grande do Norte publicou na reta final do ano de 2015 um concurso que fará a diferença para muitos professores licenciados do Estado e até de fora dele. São nada menos do que 1.400 vagas abertas para Professores e Especialistas em Educação efetivos (não é REDA!), com vencimento inicial de R$ 2.013,39.

O cargo de Especialista em Educação - área de Suporte Pedagógico exige formação superior em Pedagogia. Mas o "grosso" deste concurso são as vagas para o magistério, disponíveis para Professores com Licenciatura Plena, que estejam aptos para lecionar nas seguintes disciplinas/áreas: Arte, Arte - Música, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Filosofia, Física, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia (anos iniciais), Libras- Educação Especial/intérprete/tradutor/Professor, Pedagogia - Ed. Especial, Química, Ensino Religioso e Sociologia. Sem dúvidas, em tempo de crise no mercado de trabalho, este concurso vem na hora certa: suprirá a carência de profissionais no Estado e ainda tirará alguns docentes do desemprego.

IDECAN

O concurso será conduzido pela banca examinadora do IDECAN, organizadora bastante conhecida em alguns grandes concursos nacionais. 

A própria instituição afirma que possui atuação já há 18 anos, aprensentando um crescimento proporcional à estrutura de que dispõe para execução de grande concursos, avaliações e processos seletivos em todo Brasil.

Prova disso são os concursos de vulto que têm organizado exitosamente, como para a Advocacia-Geralda União, INCA, BANDES, DETRAN/RO, INMETRO, INT, UERN, Ministério da Saúde, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros da Paraíba, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar da Paraíba, Polícia Militar do Espírito Santo, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Prefeitura Municipal de São Paulo, entre muitos outros.

Organizacionalmente, o IDECAN é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo social criar alternativas de enfrentamento a pobreza por meio da implantação de unidades de capacitação profissional e convívio social.

A Banca avaliadora do IDECAN

Análises de banca nem sempre são completamente confiáveis e podem variar, mas profissionais da educação costumam apontar o fato de que o IDECAN que, por exemplo, não foca muito em interpretação textual, pelo menos para determinados certames. O estilo de questão é o mais tradicional no país: questões de múltipla escolha (diferente, por exemplo, do Cespe, que apresenta questões de certo e errado e ainda retira pontos por questões respondidas erradamente).

Também é uma banca que, no tocante aos enunciados envolvendo assuntos de legislação em geral, geralmente cobra "letra de lei" (na questão vem o texto integral da lei).

Uma boa notícia é que, para se familiarizar de verdade com o estilo da banca, o rol de provas anteriores para profissionais da Educação é extenso. O IDECAN aplicou muitas provas para Professor em concursos municipais recentes, tais como os das Prefeituras de Liberdade, Alvinópolis, Baependi, Matias Cardoso (MG), Paulo Jacinto (AL), Porciúncula (RJ), Itapeva (SP) e diversos outros. Resta arregaçar as mangas e aproveitar esse "acervo".

CONFIRA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDOS

JÁ ESTUDOU: SIM? /NÃO?

OBSERVAÇÕES

LINGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos;

  

denotação e conotação;

  

figuras;

  

coesão e coerência;

  

tipologia textual;

  

significação das palavras;

  

emprego das classes de palavras;

  

sintaxe da oração e do período;

  

pontuação;

  

concordância verbal e nominal;

  

regência verbal e nominal;

  

estudo da crase;

  

semântica e estilística.

  

CONHECIMENTOS DIDATICOS E PEDAGOGICOS

Teoria e Pratica da Educação.

  

Conhecimentos Político-Pedagógicos: função social e política da escola;

  

perspectiva crítica e perspectiva neoliberal;

  

gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar;

  

colegiados escolares;

  

projetos político-pedagógicos.

  

Conhecimentos da Pratica de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem;

  

conhecimento na escola;

  

a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar;

  

projetos de trabalho e a interdisciplinaridade.

  

Cotidiano escolar: relações de poder na escola;

  

currículo e cultura;

  

tendências pedagógicas na prática escolar.

  

A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar.

  

A organização da educação básica: LDB Lei Federal nº 9394/96 e suas alterações posteriores;

  

princípios e fins da educação nacional;

  

diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educação Infantil;

  

parâmetros curriculares nacionais

  

ACRESCENTAR OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AQUI

  

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
ESPECIALISTA DE EDUCACAO - SUPORTE PEDAGOGICO

Estatuto da Criança e do Adolescente; Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental e para a educação Infantil; Parâmetros Curriculares Nacionais A educação escolar, o sistema de organização e gestão da escola. Organização geral do trabalho escolar – gestão participativa, conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Fundamentos da Educação: conceitos e concepções pedagógicas. Educação: principais definições e conceitos, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da Educação Brasileira. Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos), como espaço para o exercício e a formação da cidadania, como espaço de difusão e construção do conhecimento. A educação em sua dimensão teorico-filosófica: filosofias tradicionais da Educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem/ aluno/ ensino/ professor nessas abordagens teóricas; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; Teorias e praticas na educação. Currículo e cultura, objetivos educacionais, conteúdos curriculares e aprendizagem. O espaço da sala de aula como ambiente interativo; a atuação do professor mediador; a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento. Avaliação como processo continuo, investigativo e inclusivo. Ética profissional.

PROFESSOR - ARTE

A Arte na Educação Escolar. Fundamentos e tendências pedagógicas do ensino de Arte no Brasil. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de Arte. Procedimentos pedagógicos em Arte: conteúdos, métodos e avaliação. Expressividade e representação da arte infantil e do adolescente. A Arte na Historia Universal: da pré-história a atualidade. Principais manifestações artísticas, características das tendências e artistas representantes. A Arte no Brasil: do período colonial a contemporaneidade. Arte, Comunicação e Cultura. Arte Indígena brasileira. Arte na America Latina. Arte Africana e Africanidade. As linguagens artísticas na atualidade. Manifestações artístico culturais populares. Elementos de visualidade e suas relações compositivas. Técnicas de expressão. Conceitos básicos da musica. Períodos da historia da arte musical. Arte Popular Brasileira. Cultura musical brasileira. Folclore do Brasil. Evolução das artes cênicas. Papel das artes cênicas no processo educacional. Fundamentos básicos das artes cênicas na educação. Ética profissional.

PROFESSOR - ARTE - MUSICA

1. COMPOSICAO E ESTRUTURACAO MUSICAL. 1.1. Som, silencio e ruído. 1.2. Parâmetros do som: altura, duração, intensidade e timbre. 1.3. Escrita convencional e não convencional. 1.4. Escalas. 1.5. Intervalos. 1.6. Acordes/Harmonia. 1.7. Fraseologia. 1.8. Prosódia. 1.9. Formas 1.10. Textura.

2. MUSICA, CULTURA E EDUCACAO. 2.1. Folclore brasileiro: 2.1.1. Brinquedos cantados. 2.1.2. Cantos e danças das regiões brasileiras. 2.2. Instrumentos musicais: características e classificação. 2.3. Vozes: características e classificação. 2.4. Conjuntos musicais. 2.5. Historia da musica. 2.5.1. Brasileira: popular e erudita. 2.5.2. Estrangeira: popular e erudita. 2.6. Paisagem sonora.

3. PEDAGOGIA MUSICAL. 3.1. Correntes: Dalcroze, Gainza, Gazzi de Sa, Kodaly, Koellreutter, Orff, Paynter, Sa Pereira, Schafer, Suzuki, Swanwick, Villa-Lobos, Willems. 3.2. A pratica pedagógica da Educação Musical na Educação Básica. 3.2.1. Aplicação dos conteúdos listados nos diversos segmentos. 3.3. A pratica musical em sala de aula. 3.3.1. Vocal; 3.3.2. Flauta doce soprano (sistema germânico); 3.3.3. Pratica de conjunto. 3.4. Interdisciplinaridade. 3.5. Educação especial. 3.6. Avaliação em Educação Musical.

4. A EDUCACAO PROFISSIONAL TECNICA DE NIVEL MEDIO EM MUSICA. 4.1. Performance musical. 4.2. Musica e sociedade. 4.3. Composição e elementos da estruturação musical.

5. ECOLOGIA SONORA. 5.1. Cuidados com a audição.

6  LEGISLACAO. 6.1. Lei № 11.769, de 18/08/2008. 6.2. Lei № 10.639, de 09/01/2003. 6.3. Lei № 7.853, de 24/10/1989. 6.4. Lei № 5.700, de 01/09/1971. 6.5. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte.

7. HINO CIVICO. 7.1. Hino Nacional Brasileiro. 7.2. Hino a Bandeira Nacional. 7.3. Hino da Independência do Brasil. 7.4. Hino da Proclamação da Republica. II.

8. TECNOLOGIA MUSICAL. 8.1. Uso de tecnologias aplicadas a Educação Musical. Ética profissional.

PROFESSOR - CIENCIAS BIOLOGICAS

1. Terra e Ambiente: 1.1. Origem, formação e localização; 1.2. Solo; 1.3. Água; 1.4. Ar. 2. Ser Humano: 2.1. Evolução; 2.2. Reprodução e Sexualidade. 3. Metodologia Cientifica; 3.1. Método Cientifico; 3.2. Referenciais e Medidas; 3.3. Ciência, Tecnologia e Sociedade. 4. Introdução ao Estudo da Matéria e Energia: 4.1. Estrutura da Matéria. 4.2. Associação entre os átomos; 4.3. Matéria, energia e vida; 4.4. Ação da energia na matéria. 5. Origem e Níveis de Organização da Vida: 5.1. Teorias sobre a Origem da Vida; 5.2. Estrutura e composição dos seres vivos; Principais componentes moleculares dos seres vivos e suas funções; 5.3. Evolução celular; 5.4. Citologia: membrana, citoplasma e metabolismo energético; 5.5. Núcleo: Composição; Material genético, Divisão celular, Origem da pluricelularidade; 5.6. Histologia: tecidos animais e vegetais. 6. Diversidade dos Seres Vivos: 6.1. Classificação dos seres vivos; 6.2. Evolução conceitual dos reinos e dos domínios; 6.2.1. Características distintivas dos reinos/domínios; 6.3. Biologia dos Vírus; 6.4. Os cinco Reinos: Características gerais e subgrupos. 7. Fisiologia dos Seres Vivos: 7.1. Fisiologia Animal; 7.2. Fisiologia Vegetal. 8. Genética: 8.1. Gametogênese humana; 8.2. Genética: 8.2.1. Fundamentos da Hereditariedade, Herança mendeliana e nao-mendeliana; 8.2.2. Influencia do meio na determinação dos caracteres hereditários; 8.2.3. Fundamentos da Genética Molecular e as novas tecnologias; 8.2.4. Probabilidade e Genealogia. 9. Evolução: 9.1. Desenvolvimento da Teoria da Evolução; 9.2. Evidencias e métodos de estudo da evolução; 9.3. A historia geológica da vida na Terra; 9.4. Adaptação e evolução; 9.5. Genética das populações. 10. Ecologia: 10.1 Organização funcional dos Ecossistemas; 10.2 Relações ecológicas; 10.3 Principais parasitoses: protozoonoses e verminoses; 10.4 Ciclos biogeoquimicos; 10.5 Dinâmica de populações; 10.6 Recursos renováveis e exploráveis; 10.7 Poluição ambiental e Desequilíbrios ecológicos. Ética profissional.

PROFESSOR - EDUCACAO FISICA

Corporeidade, escola e cultura. Abordagens/tendências pedagógicas da Educação Física Escolar. Corpo, gênero e aspectos contemporâneos na aula de Educação Física Escolar. Controle neural do movimento humano. Sistema nervoso periférico. Composição corporal. Controle ponderal. Desenvolvimento humano da infância a adolescência. Exercício e Desempenho Humano. Psicomotricidade e interação social. Fases do desenvolvimento humano. Planejamento da Educação Física na Educação Básica. Critérios de seleção e organização dos conteúdos da Educação Física na
Educação Básica. Metodologias e estratégias Dida tico. A função e o lugar do esporte na/da escola. As praticas pedagógicas em Educação Física na Educação Básica. Objetivos da Educação Física Escolar. A Educação Física como componente curricular. Avaliação em educação Física Escolar; Currículo em Educação Física; Educação Física e Cultura. Metodologia dos grandes jogos. Jogos Cooperativos. Historia da Educação Física. Educação Física Inclusiva. Aprendizagem motora. Anatomia básica: ossos, músculos e articulações; planos e eixos de movimentos; funções musculares e suas ações. Fundamentos Históricos, Políticos e Filosóficos. Educação Física e Sociedade. Promoção da Saúde, Escola e Cultura Corporal. Ética profissional.

PROFESSOR - FILOSOFIA

1. Filosofia Antiga: 1.1. Logos, Conhecimento e Ser; Linguagem e Metafísica; 1.1.1. Heráclito e Parmênides: devir e ser; 1.1.2. Sócrates e os sofistas: linguagem e conhecimento; 1.1.3 Platão: a dialética, o problema da linguagem e o conhecimento das ideias; reminiscência; 1.1.4. Aristóteles: o conceito de filosofia e a concepção de conhecimento; a questão do ser enquanto ser; o conceito de substancia. 1.2. Ética e Política: 1.2.1. Platão: a cidade justa; bem, justiça e virtude; 1.2.2. Aristóteles: a concepção política do homem; felicidade e virtude; 1.2.3. Epicuro: felicidade e prazer; 1.3. O Belo e a Arte: 1.3.1. Platão: a relação entre filosofia e arte; 1.3.2. Aristóteles: poética. 2. Filosofia Medieval. 2.1. Ética e Metafísica: 2.1.1. Agostinho: Deus e o problema do Mal; 2.1.2. Tomas de Aquino: as cinco vias da prova da existência de Deus. 3. Filosofia Moderna. 3.1. O problema do conhecimento: 3.1.1. Descartes: duvida metódica e o problema do conhecimento; 3.1.2. Hume: origem das ideias; 3.1.3. Kant: as condições de possibilidade do conhecimento. 3.2. Ética: 3.2.1. Spinoza: servidão e liberdade; 3.2.1. Kant: ação e lei moral: imperativo categórico; 3.3. Política: 3.3.1. Maquiavel: a arte de governar; 3.3.2. Hobbes: condição natural e Estado; 3.3.3. Marx: trabalho, alienação e ideologia; 3.4. Estética: 3.4.1. Kant: juízo de gosto, o belo, a arte e o gênio; 3.4.2. Hegel: filosofia e arte. 4. Filosofia Contemporânea. 4.1. Estética: 4.1.1. Nietzsche: criação artística; origem da tragédia; 4.1.2. Adorno e Horkheimer: indústria cultural; 4.1.3. Benjamin: a reprodutibilidade técnica. 4.2. Questões contemporâneas em filosofia: 4.2.1. Nietzsche: verdade e interpretação; a morte de Deus e a transvaloracão dos valores 4.2.2. Heidegger: o problema da verdade. Ética profissional.

PROFESSOR - FISICA

1. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Grandezas vetoriais e escalares. Operações com vetores. 2. Cinemática: os movimentos e suas grandezas lineares e angulares - posição, velocidade e aceleração. 3. Dinâmica: Leis de Newton e suas implicações. Forcas de campo e de contato. Dinâmica do movimento linear e circular. Dinâmica das rotações. 4. Leis de Conservação: Energia, momento linear e momento angular. Trabalho e potencia. Sistemas conservativos e dissipativos. Colisões. Impulso. 5. Estática dos fluidos: massa especifica, densidade, peso especifico, pressão e empuxo. Teoremas de Stevin, Pascal e Arquimedes. 6. Dinâmica dos fluidos: vazão, equação da continuidade e Teorema de Bernoulli. 7. Equilíbrio: centro de massa, centro de gravidade, estática do ponto material e do corpo extenso. 8. Gravitação Universal: Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influencia na Terra - mares e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução. 9. Experimental: Ordem de grandeza. Notação Cientifica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação - a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações - representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Analise dimensional. 10. Eletrostática: Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitância. 11. Eletrodinâmica: Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas - tensão, corrente, potencia e energia. Circuitos elétricos. Correntes continua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Potencia e consumo de energia em dispositivos elétricos. 12. Magnetismo e eletromagnetismo: Campo magnético. Imas permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre. Forca magnética sobre uma carga em movimento. Movimento de cargas elétricas em campos magnéticos e elétricos. Forca em um condutor retilíneo em campo magnético. Indução eletromagnética e fluxo de indução. Transformadores. Lei de Lenz. Lei de Faraday-Neumann. Leis de Maxwell (abordagem
conceitual). 13. Optica geométrica, óptica física e ondas: Feixes e frentes de ondas. Reflexão e retração. Lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, freqüência e ciclo. Propagação de ondas – relação entre velocidade, freqüência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação. Movimento harmônico simples. Acústica. Radiações ionizantes. Difração. Polarização. Interferência. 14. Termologia: Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor especifico. Propagação do calor. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de gases ideais. Teoria cinética dos gases ideais. Maquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Entropia. 15. Noções de Física Moderna: Modelos atômicos. Efeito fotoelétrico. Dualidade da luz. Relatividade restrita. 16. Evolução dos conceitos da Física. A Historia e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. 17. Aspectos pedagógicos e legais do Ensino de Física na Escola Básica. Ética profissional.

PROFESSOR - GEOGRAFIA

Introdução aos Estudos Geográficos: A ciência Geográfica: objeto e evolução – Escola Determinista, Possibilista, Quantitativa, Critica e Cultural; Conceitos-chave da Geografia: Espaço, lugar, Paisagem, Território, Região, Redes, Escala nas diversas escolas da Geografia; Relação Sociedade e Natureza na organização do espaço geográfico; A importância da Geografia na formação do cidadão e na construção de uma sociedade democrática. Cartografia: Fusos Horários; Escala; Curvas de Nível; Projeções; O mapa e o gráfico: construção, interpretação, comparação e analise; Técnicas cartográficas; Coordenadas geográficas; Os mapas e as visões de mundo; Movimentos da terra; Estações do ano – Solstício e Equinócio; Meio Ambiente Físico e o Espaço Geográfico. Climatologia e Meteorologia: elementos e fatores, classificação, clima urbano, tempo e clima, os climas do mundo e do Brasil; Fenômenos Meteorológicos e Climatológicos e sua relação com as atividades socioeconômicas. Geomorfologia: relevo, agentes formadores e modificadores, classificação, relevo brasileiro; Processos Geomorfológicos e formas de relevo. Hidrografia: como se apresentam, se distribuem e o aproveitamento das diversas formas de água na Terra; rede hidrográfica brasileira: bacias e aproveitamento. Biogeografia: Biomas do mundo e do Brasil, domínios de paisagens; fatores que influem na vegetação, exploração econômica, vegetação do Brasil. Geologia: Planeta Terra: estrutura e
dinâmica interna e externa; tectônica global e suas relações com a ocorrência de recursos minerais, estrutura geológica brasileira; Pedologia: Formação, tipos, solos do Brasil. Geografia Rural: Fatores geoecológicos que interferem na organização do espaço rural: clima, relevo e solos; Fatores jurídicos e sociais que interferem na organização do espaço rural: estrutura agrária, estrutura fundiária, relações de trabalho; Fatores econômicos que interferem na organização do espaço rural: credito, comercialização, transporte. Economia rural e organização regional: agricultura de mercado, agricultura de subsistência, agricultura de especulação; Organização do Espaço Rural Brasileiro; Crescimento Econômico e desigualdades. Agricultura e Meio Ambiente: sustentabilidade x produtividade. A diversidade na organização do espaço rural. Movimentos sociais no campo. Agricultura nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Modernização da agricultura: complexos agroindustriais, expansão da fronteira agrícola no Brasil, o modelo agroexportador brasileiro. Agricultura, Extrativismo e Pecuária. Conceitos Básicos: agricultura de subsistência, agricultura comercial, agricultura industrial e meios de produção. Evolução da agricultura e mercados de produção agrícola. Geografia da População: O crescimento da população, a qualidade de vida: alguns indicadores, teorias demográficas, estrutura etária, estrutura por sexo, população economicamente ativa, etnias, mobilidade da população, política demográfica; distribuição da população, população brasileira. Os contrastes populacionais existentes no espaço mundial: contrastes na distribuição espacial da população, no crescimento demográfico e distribuição de renda. O contraste norte-sul: desenvolvidos e subdesenvolvidos, a estrutura da população nos países ricos e pobres, políticas de controle de natalidade, indicadores socioeconômicos, desemprego e subemprego, consumo e religião. Geografia Urbana: Processo de urbanização da humanidade, a cidade no espaço geográfico, posição urbana, funções urbanas, hierarquia urbana e relações interurbanas, rede região urbanas, processo de metropolizacão, problemas ambientais urbanos. O processo de urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, exclusão social e relação campo-cidade. Geografia da Indústria: distribuição espacial das indústrias e fatores de localização; bens de produção industrial, composição setorial da indústria, tipos de indústrias, diferentes formas de industrialização no mundo, a revolução científico-tecnológica e suas implicações no processo de industrialização. Divisão internacional do trabalho e industrialização. Geopolítica: regionalização do espaço mundial, sistemas socioeconômicos, a velha e a nova ordem mundial, relações internacionais, organizações político-territoriais e focos de tensão no mundo atual. Blocos Econômicos de Poder, conflito centro periferia, a questão ambiental no mundo, administração de áreas comuns (Antártica e Oceanos) e dos interesses comuns (paz, segurança, desenvolvimento e meio ambiente), crises econômicas e sociais nos países periféricos. Geografia do Brasil: o Brasil no contexto da globalização. Os processos de industrialização e urbanização. O papel do Estado e do capital estrangeiro, concentração espacial e financeira da atividade industrial. As fontes de energia. Redes Urbanas e o processo de metropolização. O espaço agrário: a modernização brasileira e as alterações na produção agrícola, na estrutura fundiária, e nas relações de trabalho. A dinâmica das fronteiras agrícolas. Transportes, fluxos e organização do espaço. A densidade das redes rodoviária e ferroviária. A política rodoviarista, os transportes e a integração nacional. População, crescimento demográfico, distribuição e estrutura da população e as migrações internas. Espaço natural brasileiro: a estrutura geológica e sua relação com as riquezas minerais. O relevo e sua influencia na ocupação humana; Paisagens naturais do Brasil; Modernização do pais e o impacto sobre o meio ambiente. Os contrastes regionais e as divisões regionais do Brasil e Políticas Territoriais brasileiras. Ética profissional.

PROFESSOR - HISTÓRIA

As transformações e permanências sobre o olhar da historia: Tempo do individuo e o tempo social, tempo cronológico e tempo histórico, características dos sistemas sociais e culturais, registro de tempo ao longo da historia; Os espaços da sociedade como local de reafirmação, valorização e respeito aos diretos humanos e a diversidade cultural; A Metodologia e Historiografia no ensino de Historia; Civilização Egípcia; Civilização Mesopotâmica; Civilização Grega; Período Clássico na Grécia; Civilização Macedônica e o Período Helenístico; Civilização Romana. O período medieval (sociedade, cultura, economia e política); A crise do sistema feudal e as suas conseqüências; O Renascimento; A Reforma Protestante; A Revolução Cientifica do século XVII; A estrutura e funcionamento do Antigo Regime e o absolutismo; A construção e afirmação da modernidade européia; A expansão européia e o processo de colonização da America; America pré-colombiana e colonização hispânica na America; As experiências africanas: O império do Male e Reino do Congo; A formação, consolidação e o declínio do Império Português; Os sistemas coloniais da America; Os movimentos de independência e as novas interpretações do pensamento liberal na America; A Revolução Industrial Inglesa; o Iluminismo; as Revoltas Burguesas, em especial, a Revolução Francesa; Nacionalismos; Liberalismo econômico; Imperialismo e a Partilha da África e da Ásia; O Imperialismo na America Latina; 1ª Guerra Mundial e seus desdobramentos; o período entre guerras; a Revolução Russa e a experiência do socialismo soviético (URSS); a crise de 1929-1933 e seus desdobramentos; A crise do Liberalismo; Nazismo; Fascismo; a 2ª Guerra Mundial; a Guerra Fria; a descolonização afro-asiática; a crise do Socialismo Real; o Oriente Médio contemporâneo; America Latina e África do século XX ate os dias atuais; a nova ordem política e econômica mundial; A Globalização e Neoliberalismo; Historia do Brasil - Colonial, Imperial e Republicana (A primeira Republica, O Estado Getulista (1930-1945), O Período Democrático (1945-1964), O Regime Militar (1964-1985), a Redemocratização e a Nova Republica e o Brasil no contexto do mundo atual); a Historia e Cultura Afro-Brasileira. Ética profissional.

PROFESSOR - LINGUA ESPANHOLA

Políticas linguísticas do ensino de espanhol na escola básica. 2. Documentos norteadores do ensino de espanhol na educação básica. 3. Linguagem e discurso: concepções teórico-metodológicas do ensino de espanhol. 4. Letramento e gêneros discursivos no ensino de espanhol. 5. Produção textual no processo de ensino-aprendizagem de espanhol. 6. Aspectos morfossintáticos e discursivos da língua espanhola. 7. Pluralidade cultural e variação lingüística do espanhol no contexto latino-americano. 8. Formação do professor de espanhol no contexto educacional brasileiro. 9. Pratica docente: elaboração de material didático e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. 10. Ensino-aprendizagem de espanhol mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ética profissional.

PROFESSOR - LINGUA INGLESA

A estrutura da língua: forma, significado e uso. Morfologia. Sintaxe. Semântica. O idioma da língua em contextos comunicativos. Coesão. Coerência. Referencia. Substituição. O idioma em contextos sociais. Discurso e ideologia. Gêneros. Ensino / aprendizagem do idioma. Abordagens e métodos no ensino de Inglês como Língua Estrangeira: SLA - Aquisição de Segunda Língua; ESP – Inglês para fins específicos; A abordagem de interação social. O papel do professor de Inglês: O professor como um profissional reflexivo; O professor de Inglês na perspectiva da inclusão. O professor como pesquisador. Desenvolvimento de materiais para auxilio do ensino do idioma. Inter / transdisciplinaridade. A inserção de Nova Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no ensino de Inglês como Língua Estrangeira. Questões relevantes em Linguística Aplicada. Linguagem e identidades sociais. Identidade lingüística e globalização. Multiculturalismo. Ética profissional.

PROFESSOR - LINGUA PORTUGUESA

Conhecimento e uso da língua: Saber léxico-gramatical; Saber pragmático-textual; Saber linguístico-interacional; Concepções de linguagem e consequências pedagogicas: Linguagem como expressão do pensamento; Linguagem como instrumento de comunicação; Linguagem como interação social; Tipos de gramática e ensino de língua: Gramática normativa; Gramática descritiva; Gramática reflexiva; Gramática do uso. Unidade e variedade na língua: O uso padrão; As varias normas e a variedade padrão; Modalidades: falada e escrita; A (in) formalidade na fala e na escrita: Presença da
oralidade e da escrita na sociedade; Sistematização da modalidade escrita; Texto e discurso: Coesão textual e Coerência textual. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal. Tipos textuais e gêneros discursivos. Gêneros não literários. Gêneros como práticas histórico-sociais. Gêneros e domínios discursivos. Intertextualidade: polifonia e dialogismo. Paráfrase e parodia. Textos e funções da linguagem. Recursos linguísticos de natureza fonológica. Classificação dos morfemas. Formação de palavras: Derivação e composição; Função sintática, semântica e
discursiva e os processos de formação. Classes de palavras e funções sintáticas: Classes de palavras: funções comunicativas e efeitos discursivos; Classes de palavras e paradigmas morfológicos; Classes de palavras e distribuição sintática; Classes de palavras e modalizações enunciativas. Subordinação e coordenação: Relações discursivo argumentativas; Relações lógico-semânticas; Semântica e estilística: Gênero discursivo e estilo; A significação das palavras: Campos semânticos; Polissemia/homonímia; . Hiponímia/hiperonímia; Estilística do enunciado; Estilística da enunciação; Denotação e conotação. Ética profissional.

PROFESSOR - MATEMATICA

Tópicos em educação matemática: filosofia da matemática e etnomatemática. Lógica matemática. Noções de Conjuntos: operações, propriedades e aplicações na resolução de problemas. MMC e MDC. Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. Conjuntos numéricos – Os sistemas de numeração, números naturais, inteiros, racionais e reais, conceitos, operações, propriedades, representações, aplicações e resolução de problemas. Proporcionalidade: Razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem, aplicações e resolução de problemas. Matemática financeira: juros
simples, juros compostos, descontos. Equações e inequações do 1° e do 2° graus. Funções: afim, quadrática, modular, exponencial, logarítmica. Domínio, contra domínio, imagem, função composta, função inversa. Progressões – Seqüência, progressões aritmética e geométrica, aplicações. Polinômios: expressões algébricas, soma, subtração, multiplicação e divisão pelo teorema de resto, método de briot-ruffini, método das chaves, produtos notáveis, fatoração. Estatística – Construção e interpretação de tabelas e gráficos, medidas de centralidade e de dispersão. Combinatória e probabilidade: Principio fundamental de contagem, arranjo, combinação, permutação, noções de probabilidade e aplicações. Triangulo de Pascal e Binômio de Newton. Matrizes, determinantes e Sistemas lineares: Operações, propriedades, sistemas de equações lineares, discussão de um sistema e aplicações. Geometria Analítica – Ponto, estudo da reta e da circunferência, posições relativas, perpendicular idade, tangencia, lugares geométricos, elipse, hipérbole, parábola. Geometria – Conceitos primitivos, ângulos, triângulos, quadriláteros e demais polígonos, circunferências e círculos, unidades de medidas do Sistema Internacional, áreas e perímetros de figuras planas, aplicações de propriedades geométricas, congruência e semelhança. Geometria Espacial: Sólidos geométricos, diedros, prismas, pirâmide, cilindro, cone, esfera, troncos e secções. Trigonometria: Trigonometria no
triangulo retângulo, num triangulo qualquer e no ciclo trigonométrico, funções trigonométricas, funções trigonométricas inversas, equações e inequações. Números complexos: propriedades, operações, forma geométrica, plano de argand-gauss, forma trigonometrica, potenciação e radiciação. Ética profissional.

PROFESSOR - PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS

Historia da Educação Infantil; Criança e infância: conceito de infância, tipos de famílias e suas historicidades. Visão histórica e critica das principais concepções de infância, criança e educação infantil na contemporaneidade. Bases legais sobre a oferta da Educação Infantil no contexto brasileiro. O direito a educação: a legislação educacional brasileira. Lei de Diretrizes e bases e suas alterações posteriores, Proposta curricular CBC (Conteúdos Básicos Curriculares) – Ciclo da Alfabetização e Ciclo Complementar. Parâmetros curriculares nacionais e Proposta Curricular ; Conhecimentos da Pratica de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagogicas na
pratica escolar. Contribuições da psicologia, da sociologia e da antropologia para compreensão da infância e das praticas cotidianas. Socialização, interação, cultura, múltiplas linguagens e praticas sociais de educação, currículo, espaço/tempo, avaliação, planejamento e atividades. As concepções de ludicidade: o jogo, brinquedo e brincadeira e suas aplicações no processo de aprendizagem; Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades, Instrumentos; Estratégias metodológicas e indicadores para a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos; A linguagem e a criança: aquisição da linguagem; relações entre escrita, oralidade, linguagem verbal e não verbal. Ética profissional.

PROFESSOR - PEDAGOGIA - ED. ESPECIAL

Tendências Pedagogicas na Pratica da Educação Especial Integrada ao Currículo; O Planejamento da Educação Especial; Legislação Especifica de Educação Especial; Diretrizes Nacionais para Educação Infantil, Ensino fundamental; Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Currículo Adaptado, Aprendizagem e Deficiência; Processo de Inclusão no Ensino Regular; O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual; Os alunos com deficiência Visual: baixa visão e cegueira; A abordagem Bilíngüe na Escolarização de Pessoas com Surdez; Surdo cegueira e Deficiência Múltipla; Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa; Orientação e Mobilidade, Adequação Postural e Acessibilidade Espacial; Livro acessível e Informática acessível; Transtorno Global do Desenvolvimento; Altas Habilidades e Superlotação. Ética profissional.

PROFESSOR - QUIMICA

1. Evolução do conceito de átomo. Estrutura atômica. Princípios da Mecânica Quântica. Tabela de Classificação Periódica dos Elementos. 2. Ligações Químicas. Teoria dos Orbitais Moleculares. Teoria do Campo Ligante e do Campo Cristalino. Formação de complexos. 3. Funções da Química Inorgânica. Teorias Ácido-Base. Reações Químicas. Cálculos Químicos. 4. Soluções e Solubilidade. Unidades de Concentração. Propriedades Coligativas. Sistemas Coloidais. 5. Cinética e Equilíbrio Químico. 6. Eletroquímica e Corrosão. 7. Princípios da Termodinâmica. Energia Interna. Energia
Livre. Entalpia e Entropia. 8. Cinética das emissões radioativas. Reações Nucleares. 9. Compostos Orgânicos: Geometria Molecular. Isomeria Plana e Espacial. Estereoquímica. Efeitos Eletrônicos. Propriedades Físicas e Químicas. Processos de Obtenção. Acidez e Basicidade. Analise Qualitativa.
10. Mecanismo das reações orgânicas. 11. Polímeros naturais e sintéticos. 12. Processos Industriais Inorgânicos: Água, Cloro, Soda Caustica, Bar rilha, Acido Clorídrico, Acido Sulfúrico, Acido Nítrico, Fósforo e seus compostos, Siderurgia, Metalurgia, Materiais de construção e Produtos Cerâmicos. 13. Processos Industriais Orgânicos: Acetileno, Etanol, Alcoóis Superiores, Óleos e Gorduras, Sabões e detergentes, Cera, Celulose e Papel, Fermentação e Carvão, Petróleo e Derivados. 14. Poluição Ambiental: Atmosférica, Hídrica e dos Solos. 15. Química do Cotidiano. 16. Ética profissional.

PROFESSOR - ENSINO RELIGIOSO

Filosofia pura e educacional. Valores morais e éticos. Cidadania. Metodologia da educação religiosa no contexto da realidade ecumênica atual. Pratica da educação religiosa no ensino publico. Formação do caráter frente aos diferentes tipos de personalidade. O homem e a religiosidade. Ética profissional.

PROFESSOR - SOCIOLOGIA

1. Aspectos pedagógicos e legais do ensino de Sociologia na educação básica. 2. Campo e cidade: desenvolvimento, modelos e conflitos. 3. Conflitos, mudanças e movimentos sociais. 4. Culturas, praticas e representações. 5. Política, poder, Estado e direitos humanos. 6. Estratificação e desigualdades sociais. 7. Gênero, sexualidade e identidades. 8. Globalização, integração e nova ordem mundial. 9. Ideologia e indústria cultural. 10. Individuo e sociedade nas sociologias clássica e contemporânea. 11. Juventudes, alienação e cidadania. 12. Raça, etnia e multiculturalismo. 13. Sociologia como ciência da sociedade. 14. Tecnologias da informação, comunicação e cibercultura. 15. Trabalho e sociedade. Ética profissional.

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