Dicas de Língua Portuguesa: Intertextualidade e interdiscursividade
Dicas de estudos para Língua Portuguesa para provas de diferentes concursos públicos.
Dentre os assuntos de Língua Portuguesa cobrados nas provas de dezenas de concursos públicos, um deles é a Intertextualidade e a Interdiscursividade. Trata-se de dois conceitos chaves do dialogismo, defendido por Bakhtin, conforme afirma Fiorin, em seu livro Introdução ao pensamento de Bakhtin (2006).
Para Fiorin, “todo discurso é inevitavelmente ocupado, atravessado, pelo discurso alheio. O dialogismo são as relações de sentido que se estabelecem entre dois enunciados” (p. 19). Portanto, o dialogismo é o conceito que afirma que todos os textos possuem relação com outros textos, em que jamais fazem parte de uma produção 100% original, nunca antes dita. Pelo contrário, as relações textuais (intertextuais e interdiscursivas, por exemplo) remetem a textos já produzidos.
Claro que, para que compreendemos de onde vem cada texto ou de qual texto cada autor baseou-se ou fez referenciou, é necessário que o leitor tenha, logo, o conhecimento de mundo, a bagagem cultural. Por isso que, para cada pessoa, o dialogismo pode parecer se apresentar de uma forma diferente, face a experiência de vida ou de leitura.
Conceito de intertextualidade
O conceito abordado, dialogismo, divide-se por muitos outros, como acontece com a intertextualidade. A intertextualidade, nada mais é do que a “relação entre textos” (FIORIN, 2006, p. 51). A intertextualidade se dá pela relação existente entre textos que se conversam por meio de um aspecto em comum. Para identificar a intertextualidade, você pode reparar em citações, paródias, paráfrase. Um texto é criado a partir de outro pré-existente, garantindo, assim, a relação dialógica entre eles. Na verdade, na intertextualidade você remete ao texto original, utilizando palavras ou frases que ajudam o leitor a identificar essa retomada.
Conceito de interdiscursividade
A interdiscursividade, por outro lado, pode ser explicada como:
A relação dialógica no texto não é manifestada, não é materializada linguisticamente quando ocorre a interdiscursividade, pois a interdiscursividade é a relação entre enunciados, os quais são compostos por vozes sociais que o enunciam. A relação interdiscursiva é uma relação dialógica a partir do momento em que existe uma relação de sentido entre os discursos, seja ele negado ou afirmado em outros enunciados. (FIORIN, 2006).
Logo, o que pode ser observado é que a interdiscursividade é a relação entre discursos. Nos textos em que ocorrem a interdiscursividade, os diálogos existentes entre os textos são intencionais. Não estão marcados no texto, como metalinguagem, estão no discurso, de forma abstrata, mas ao mesmo tempo muito clara.
Por exemplo, no livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, existe a interdiscursividade com outro discurso, o jurídico, em que Casmurro (ou Bentinho) tenta se convencer (e consequentemente convencer-nos) que Capitu o traiu, utilizando da argumentação, já que ele era doutor, advogado. Em uma primeira leitura, pode ser muito imperceptível essa relação, entretanto, ela existe.
Intertextualidade vs interdiscursividade
Percebe-se então que os textos são dialógicos e que há interação entre enunciados e discursos. Fiorin, na mesma obra, aborda a diferença fundamental entre os conceitos:
[...] devem-se chamar intertextualidade apenas as relações dialógicas materializadas em textos. Isso pressupõe que toda intertextualidade implica a existência de uma interdiscursividade (relação entre enunciados), mas nem toda interdiscursividade implica uma intertextualidade. (p. 52).
Assim, os textos podem se conectar conforme o discurso implícito ou explícito presente, facilitando ou não a compreensão do leitor. Tanto a intertextualidade quanto a interdiscursividade são relações dialógicas e existem.
Confira mais dicas de Português: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
- Apostilas completas para os cargos da EMBASA
- Apostila para Técnico Judiciário do TJ-PR
- Apostila para todas as funções do IBGE - Edital 1/2017
- Apostila TJ SP - Escrevente Técnico Judiciário 2017
- Apostila - SARGENTO DE TRÁFEGO AÉREO - Concurso FAB 2017
- Apostila - CF de SARGENTOS DA AERONÁUTICA - Concurso FAB (preparatória)
APOSTILA ADAGRO - ASSISTENTE DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Compartilhe
Comentários
Mais Dicas para Concursos
A lei nº 12.550 de criação da EBSERH: revisão para as provas
Esta lei é responsável por autorizar a criação da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.
Gestão por Competências - Decreto 5.707/2006
O decreto 5.707 de fevereiro de 2006 define a Política de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal, que prioriza a Gestão por Competências.
Resumo para concursos em Curitiba: Lei orgânica sobre ruídos
A Lei orgânica 10.625 de 2002 institui parâmetros e instruções sobre a permissão de ruídos na cidade de Curitiba. Veja mais sobre este assunto a seguir!
Dicas de Informática para o Concurso da UCSC
A fim de concorrer a vaga, o candidato precisa ter uma noção básica de alguns conceitos da informática envolvendo o sistema operacional Windows 10 e o Pacote Office.
O que é Planejamento Estratégico?
Está estudando para concursos? Veja este resumo sobre Planejamento Estratégico, conteúdo muito cobrado em provas diversas.
Resumo para Concursos: O que é Compliance
Revise o que você já sabe sobre Compliance, um assunto recorrente em muitos concursos públicos.
5 fatores decisivos para aumentar o seu desempenho
Fique atento a sua rotina de estudos, para que os seus métodos sejam eficazes.
Dica para concursos: quais são os protocolos de rede?
Verifique seus conhecimentos de informática, revisando os protocolos de rede.
O Manual de Redação Oficial e o Decreto nº 9.758/2019
Com o Decreto 9.758 de 2019, mudou a forma de tratamento entre agentes públicos. Confira os detalhes e saiba mais sobre o Manual de Redação Oficial.
Dicas para concursos: Processo Administrativo
Para que o candidato entenda melhor o tema é preciso lembrar que o Processo Administrativo é regulado pela Lei Nº 9.784 , de 29 de janeiro de 1999.
Resumo para Concursos: Cidadania
A seguir, o candidato entenderá alguns aspectos sobre o tema da Cidadania, muito recorrente em provas de concursos por todo o Brasil.
Como se preparar para o concurso do INSS
As expectativas são de que várias vagas sejam disponibilizadas no próximo concurso INSS. Veja dicas para se preparar bem.
Cinco dicas para manter a concentração nas provas
O nervosismo é, por vezes, determinante no desempenho dos candidatos.
Dicas para estudar mesmo com pouco tempo disponível
Pouco tempo disponível não deve ser desculpa para não haver nenhum estudo. Aprenda a otimizar o seu tempo.
Começando do zero: confira dicas de como se preparar para concursos
Vai começar a estudar do zero? Então seja assertivo na hora de planejar seus estudos.
10 erros a serem evitados por quem se prepara para concursos
Conheça alguns erros comuns cometidos por alguns candidatos.
Aprenda a montar um ambiente de estudos adequado em casa
A rotina de estudos para concursos públicos é, por vezes, exaustiva e encontrar um ambiente adequado em casa é imprescindível para bons resultados.
Ferramentas para concursos disponíveis no seu smartphone ou tablet
Novas tecnologias auxiliam os candidatos durante a preparação para os concursos. Conheça alguns serviços disponíveis.
Dicas para quem vai fazer as provas da EsPCEx
Algumas dicas práticas sobre como passar nas provas da EsPCEx. Comece agora mesmo!
Noções de Direito Administrativo para concursos
Confira detalhes sobre a matéria Direito Administrativo, voltada para concursos de diversas instituições públicas.