Dicas de Língua Portuguesa: ordem da frase, discursos, metáfora e outros temas
Dicas de Português para concursos: noções de frase, oração e período; ordem direta e ordem indireta da frase; discurso direto e discurso indireto, metáfora, ironia e humor
A nossa Língua Portuguesa é composta de diversos "artifícios" que promovem uma comunicação eficiente entre o receptor e o destinatário. Assuntos que envolvam a gramática normativa da língua sempre estarão presentes nas provas dos concursos públicos e vestibulares. Então, vamos rever alguns desses conceitos essenciais:
- Apostilas completas para os cargos da EMBASA
- Apostila para Técnico Judiciário do TJ-PR
- Apostila TJ SP - Escrevente Técnico Judiciário 2017
- Apostila para todas as funções do IBGE - Edital 1/2017
Frase, oração e período
- A frase é um enunciado que tem um sentido completo, podendo ser apenas uma palavra ou um conjunto delas que exprimem ideias e um apelo comunicativo. Pode ou não ter verbo, o importante é que haja comunicação, isto é que seja um texto compreensível. Há diversos tipos de frases: interrogativas, imperativas, exclamativas, declarativas, optativas.
- Já a oração é uma frase verbal, ou seja, um enunciado que, necessariamente, precisa conter um verbo. É na oração em que cada parte possui uma função sintática, como sujeito, predicado, objeto, complemento e assim por diante.
- E o período nada mais é do que uma frase que pode ser constituída por orações, sendo determinado período simples (uma oração) ou período composto (duas ou mais orações).
Ordem direta e ordem indireta da frase
Todas as frases precisam trazer um sentido para que o outro consiga interpretar e interagir corretamente, mantendo um diálogo. Para isso, utiliza-se da ordem direta que diz respeito à estrutura padrão das frases, como sujeito + verbo + objeto, por exemplo, como em: “Maria comeu bolo”. Já a ordem indireta pode ser usada para uma linguagem mais rebuscada, como acontece com o nosso hino brasileiro ou em certas obras literária. A ordem indireta pode ser vista na frase: “Bolo gosta Maria” ou "Bolo, Maria comeu", por exemplo.
Discurso direto e discurso indireto
Nos textos, é comum que haja tanto o discurso direto quanto o discurso indireto. Enquanto o primeiro explicita que aquele trecho corresponde à transcrição exata da fala do indivíduo, do personagem, isto é, apresentando um diálogo, o discurso indireto é caracterizado em que o narrador usa suas próprias palavras para reproduzir o que foi dito, feito por outra pessoa. Geralmente, o discurso indireto aparece na terceira pessoa (Ele/Ela/Eles/Elas). Exemplos:
Discurso direto: "João deitou-se no sofá e afirmou enfaticamente: 'Meu Deus, eu preciso voltar a estudar!!!'"
Discurso indireto: "João deitou-se no sofá e disse enfaticamente que precisava voltar a estudar".
Apostila para todas as funções do IBGE - Edital 1/2017
Recursos das linguagens verbal e não verbal: metáfora, ironia e humor
Há muitas figuras de linguagem na Língua Portuguesa que devem ser estudadas pelo concurseiro/estudante com atenção. Mas, sem dúvidas, uma das figuras mais populares da nossa língua é a metáfora. A metáfora trabalha com determinadas palavras para apresentar semelhanças entre elas, ao tempo em que apresenta um sentido novo, muitas vezes inusitado ou poético, sendo justamente nisso que reside a beleza dessa figura linguística.
Para entender melhor, pense na metáfora como se fosse um tipo de comparação que apresenta sentidos conotativos, ou seja, por meio do contexto da frase, podemos entender o que ela quer expressar. Exemplos:
“Estou carregando o mundo nas minhas costas”. É uma metáfora porque sabemos que não se pode carregar o mundo, logo, significa que a pessoa está sobrecarregada.
Outro exemplo está neste trecho da letra da canção "Linda", de Caetano Veloso: "Choque entre o azul e o cacho de acácias/luz das acácias/ você é mãe do sol". O poeta compara a beleza da mulher amada ao cacho de acácias, à luz das acácias, compara a amada a uma certa "mãe do sol". Isto também é metáfora.
A ironia é um recurso estilístico que visa dizer o contrário do que você realmente pensa. A ironia serve para ridicularizar ou satirizar um comportamento. Exemplo: “Você deve ter estudado muito para ter tirado 2, certo? ”. O indivíduo, além de estar fazendo uso da ironia, acaba criticando o outro, satirizando-o, dando a entender que o interlocutor nada estudou, na verdade... (em muitos casos, até o próprio uso das reticências dá margem ao entendimento de uma ironia linguística).
Já o humor pode ser caracterizado tanto em uma linguagem verbal, por meio de piadas e textos diversos, como também em linguagem não-verbal, com imagens ou vídeos, por exemplo. O objetivo do humor é entreter e fazer as pessoas rirem. Geralmente, a ironia, quando bem-feita, pode trazer humor, o mesmo vale para a metáfora.
Confira mais dicas de Português: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
- Apostila - SARGENTO DE TRÁFEGO AÉREO - Concurso FAB 2017
- Apostila - CF de SARGENTOS DA AERONÁUTICA - Concurso FAB (preparatória)
Compartilhe
Comentários
Mais Dicas para Concursos
A lei nº 12.550 de criação da EBSERH: revisão para as provas
Esta lei é responsável por autorizar a criação da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.
Gestão por Competências - Decreto 5.707/2006
O decreto 5.707 de fevereiro de 2006 define a Política de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal, que prioriza a Gestão por Competências.
Resumo para concursos em Curitiba: Lei orgânica sobre ruídos
A Lei orgânica 10.625 de 2002 institui parâmetros e instruções sobre a permissão de ruídos na cidade de Curitiba. Veja mais sobre este assunto a seguir!
Dicas de Informática para o Concurso da UCSC
A fim de concorrer a vaga, o candidato precisa ter uma noção básica de alguns conceitos da informática envolvendo o sistema operacional Windows 10 e o Pacote Office.
O que é Planejamento Estratégico?
Está estudando para concursos? Veja este resumo sobre Planejamento Estratégico, conteúdo muito cobrado em provas diversas.
Resumo para Concursos: O que é Compliance
Revise o que você já sabe sobre Compliance, um assunto recorrente em muitos concursos públicos.
5 fatores decisivos para aumentar o seu desempenho
Fique atento a sua rotina de estudos, para que os seus métodos sejam eficazes.
Dica para concursos: quais são os protocolos de rede?
Verifique seus conhecimentos de informática, revisando os protocolos de rede.
O Manual de Redação Oficial e o Decreto nº 9.758/2019
Com o Decreto 9.758 de 2019, mudou a forma de tratamento entre agentes públicos. Confira os detalhes e saiba mais sobre o Manual de Redação Oficial.
Dicas para concursos: Processo Administrativo
Para que o candidato entenda melhor o tema é preciso lembrar que o Processo Administrativo é regulado pela Lei Nº 9.784 , de 29 de janeiro de 1999.
Resumo para Concursos: Cidadania
A seguir, o candidato entenderá alguns aspectos sobre o tema da Cidadania, muito recorrente em provas de concursos por todo o Brasil.
Como se preparar para o concurso do INSS
As expectativas são de que várias vagas sejam disponibilizadas no próximo concurso INSS. Veja dicas para se preparar bem.
Cinco dicas para manter a concentração nas provas
O nervosismo é, por vezes, determinante no desempenho dos candidatos.
Dicas para estudar mesmo com pouco tempo disponível
Pouco tempo disponível não deve ser desculpa para não haver nenhum estudo. Aprenda a otimizar o seu tempo.
Começando do zero: confira dicas de como se preparar para concursos
Vai começar a estudar do zero? Então seja assertivo na hora de planejar seus estudos.
10 erros a serem evitados por quem se prepara para concursos
Conheça alguns erros comuns cometidos por alguns candidatos.
Aprenda a montar um ambiente de estudos adequado em casa
A rotina de estudos para concursos públicos é, por vezes, exaustiva e encontrar um ambiente adequado em casa é imprescindível para bons resultados.
Ferramentas para concursos disponíveis no seu smartphone ou tablet
Novas tecnologias auxiliam os candidatos durante a preparação para os concursos. Conheça alguns serviços disponíveis.
Dicas para quem vai fazer as provas da EsPCEx
Algumas dicas práticas sobre como passar nas provas da EsPCEx. Comece agora mesmo!
Noções de Direito Administrativo para concursos
Confira detalhes sobre a matéria Direito Administrativo, voltada para concursos de diversas instituições públicas.